Programa Conexões aborda sobre a arte como elemento de cultura e identidade de um povo

No programa “Conexões – Estação do saber”, nesta sexta-feira (20), transmitido através do canal oficial no YouTube, através do endereço https://bit.ly/3lt1DpZ, o tema em destaque foi “A arte como elemento de cultura e identidade de um povo”. O programa é realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIE), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIE) e apresentador do programa, Robson Costa, falou sobre a importância do tema. “Discutimos o tema a partir de dois grandes artistas, ambos de Vitória da Conquista e descobrimos suas nuances e performances como artistas plásticos. Além disso, o professor Braian Sanches falou um pouco o que é cultura e as ligações com as indentidades”.

O artista plástico Allan de Kard abordou sobre o processo de construção de suas obras expostas no Museu de Kard, localizado na BA-262, na estrada de Vitória da Conquista. “O meu projeto de construção artística está fincado nos quatro grandes saberes humanos que são: filosófico, científico, religioso e artístico, porque o conhecimento humano é construído com base na razão, na intuição, nos sentimentos e nas sensações”.

O artista plástico e professor Silvio Jessé, que possui diversas obras que retratam o homem nordestino, falou de quando surgiu a sua veia artística. “As minhas inspirações são essências das reminiscências, pois vivi tudo o que eu pinto hoje, a exemplo das paisagens do agreste, a seca e os tons fortes e amarelos da Caatinga”.

Repórter: Emerson Santos