Programa Conexões – Estação do Saber dialoga com a comunidade escolar sobre Agricultura Familiar

Divulgação

O Programa Conexões - Estação do Saber estreou, neste sábado (25), às 10h, a série “Arranjos produtivos”, com o tema Agricultura Familiar I. A primeira edição contou com as participações de agricultores familiares e gestores de cooperativas de Porto Seguro, Vitória da Conquista, Tremedal e Ribeirão do Largo. Desenvolvido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado (SEC) – e mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, o Conexões é transmitido através do canal do Conexões do Youtube (bit.ly/3hCdodd) e pela TVE Educa Bahia.

A série “Arranjos produtivos”, que produzirá mais uma edição do tema Agricultura Familiar, tem como proposta mostrar a produção do setor vinculada às cooperativas, às associações e às comunidades agrícolas. “O programa mostrou o sistema de produção e a logística da produção, bem como a relação da Agricultura Familiar com a alimentação escolar. A ideia foi mostrar aos estudantes o percurso dos alimentos que chegam na sua escola através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), passando pela produção, sem uso de agrotóxicos, e a colheita”.

A SEC, inclusive, tem promovido ações que potencializam o uso de produtos da Agricultura Familiar na alimentação escolar. Neste ano, foi aberta a Chamada Pública 001/2021 para a aquisição de gêneros alimentícios dos setores da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinados ao atendimento do PNAE, durante o período de 2021, com um incremento de R$ 23 milhões. Além de contribuir para uma alimentação escolar mais saudável, a iniciativa também valoriza a produção agrícola local; movimentar a economia e as cadeias produtivas e contribui para gerar emprego e renda nos Territórios de Identidade da Bahia.

O gestor da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia, Heitor Novais, contou que a organização tem contribuído com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) quanto à comercialização da produção e geração de renda. “A nossa cooperativa é ligada ao MPA, que abrange todo o Estado da Bahia, que tem como foco a comercialização da produção camponesa. Desenvolvemos alguns eixos produtivos importantes, a exemplo do café, que tem uma importância comercial por ter uma boa referência na Bahia e temos uma venda não só no Estado, como também no MPA do Rio de Janeiro, de São Paulo, Sergipe, do Espírito Santos e Sul do país, os temperos orgânicos e a apicultura, com o apoio do governo do Estado”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.