Professores e técnicos da rede estadual abordam conteúdos interdisciplinares no Programa Intervalo

Uma maneira inusitada de disseminar e debater conteúdos pedagógicos interdisciplinares, utilizando, como suportes, a arte, a ludicidade e o entretenimento, dentro de uma contextualização sociocultural. Assim é o Programa Intervalo, iniciativa audiovisual da Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizada por professores e técnicos da TV Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e protagonizada por estudantes da rede pública estadual que fizeram parte das formações realizadas no Estado desde 2012. Lançado durante o II Seminário de Educação e Tecnologia (14 e 15 de maio), a produção reúne 120 vídeos de quatro minutos, organizados em nove séries temáticas.

>> Acesse a página do Programa Intervalo

O programa foi desenvolvido em formato híbrido para a publicação no Ambiente Educacional Web, do Portal da Educação da Bahia, e na TV Educativa da Bahia (TVE). Os primeiros episódios de cada quadro já estão disponíveis para visualização e download clicando aqui.  Na emissora, onde o programa será exibido a partir do segundo semestre de 2014, irão ao ar 40 episódios (cada um é composto de três vídeos).

“O Intervalo é mais uma demonstração da capacidade da comunidade escolar baiana em ser autora e protagonista de sua própria história. O programa aborda conteúdos curriculares e temas transversais do ensino médio, mas vai muito além quando relaciona estes conteúdos com o cotidiano das escolas e das suas comunidades, suas histórias e suas culturas”, destacou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. Quando professores e estudantes da rede pública têm a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos e talentos por meio do audiovisual ou de qualquer outra forma de expressão, completa Yuri, “somos beneficiados com produções e aprendizagens riquíssimas, que têm muito a contribuir com a melhoria da qualidade da nossa educação”.

Experiências exitosas – O professor Geraldo Seara, um dos idealizadores do projeto, reforça que “o Intervalo evidencia a riqueza artística, cultural e científica da comunidade escolar baiana, dando destaque às experiências exitosas de escolas, estudantes e professores da rede pública”.

“Confesso que não gostava da disciplina porque eu não via muito sentido em ficar estudando o passado do tempo de D. Pedro. Mas, com a metodologia do professor Fábio, passei a me interessar e a compreender melhor os fatos históricos porque as rimas dos versos nos ajudam a fixar melhor os assuntos” - estudante Gabriela Kimberly.

Com uma metodologia diferenciada em sala de aula no ensino da História, o professor Flávio Márcio Sacramento, dos colégios estaduais Ana Bernardes e Edvaldo Brandão Correia, ambos no bairro de Cajazeiras, em Salvador, participou da gravação da série Ser Professor. Nela, o docente, junto a seus alunos, teve a oportunidade de registrar, em vídeo, a sua prática pedagógica. “Foi uma experiência fantástica porque tivemos a chance de filmar um trabalho que já venho realizando com meus alunos, com o objetivo de estimulá-los ao estudo de História a partir da linguagem da poesia. A narrativa histórica é contada de uma forma atraente, por meio de versos”, declara o professor Fábio.

Gabriela Kimberly, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Ana Bernardes, conta sobre o prazer de, hoje, aprender História de uma forma atrativa. “Confesso que não gostava da disciplina porque eu não via muito sentido em ficar estudando o passado do tempo de D. Pedro. Mas, com a metodologia do professor Fábio, passei a me interessar e a compreender melhor os fatos históricos porque as rimas dos versos nos ajudam a fixar melhor os assuntos”, relata.

Quadros – O Programa Intervalo reúne nove séries, que trazem produções teatrais e musicais, além de documentários dinâmicos sobre as diversidades culturais, entre outros temas. “Na série Histórias da Bahia, por exemplo, participam estudantes da rede junto a atores baianos, a partir de uma interpretação cênica para compartilhar um conteúdo que é contextualizado em computação gráfica, com a opinião de pesquisadores”, destaca  Geraldo Seara.

Já na série Minha Escola, Meu Lugar, a relação entre a escola e a sua comunidade é evidenciada a partir do olhar do estudante. A série de ficção Cotidiano, por sua vez, é protagonizada por estudantes da rede estadual que fazem uma relação entre as experiências cotidianas com o conhecimento científico. O Programa Intervalo traz, também, a série EnCenAção, um teleteatro por meio do qual estudantes, professores e atores profissionais trocam experiências em adaptações de peças teatrais.