Professores e gestores fazem curso EAD para fomentar a Educação Empreendedora na rede estadual

Palavras-chave:
Com a proposta de apoiar a implantação dos Escritórios Territoriais Criativos em todos os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da Bahia, a Secretaria de Educação do Estado está promovendo a formação de 250 professores e gestores dos 27 Territórios de Identidade. Os educadores estão fazendo o curso ‘A Educação Profissional e Tecnológica e os Arranjos Produtivos Territoriais", que está sendo ofertado na modalidade Educação a Distância (EAD), com carga horária de 80 horas, e em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).
 
As aulas começaram nesta segunda (29) e seguem até 29 de abril. A professora Tatielle Gomes Rodrigues, do Centro Estadual de Educação Profissional Letice Oliveira Maciel, em Seabra, está participando da formação e fala sobre a iniciativa. “O curso contribui para analisarmos as demandas do nosso território e o que podemos ofertar, ampliando a visão sobre os arranjos produtivos locais. É importante para fortalecer nossa ação”, afirma.
 
Os Escritórios Criativos têm o intuito de estimular a Educação Empreendedora e a cultura da inovação e da criatividade entre os estudantes. Por meio dos Escritórios são disponibilizados serviço de consultoria e assessoria nos Territórios de Identidade da Bahia, promovendo proteção a inovações, criações, marcas e patentes de estudantes, professores e comunidades, além de fomentar arranjos produtivos locais.
 
Os escritórios funcionam vinculados às Fábricas-Escolas que contribuem para aquecer a economia local e fomentar o desenvolvimento regional, servindo como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. A rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica conta com 5 fábricas-escolas em funcionamento. São três Fábricas-Escolas do Chocolate, em Ilhéus, Gandu e Arataca, este último no Assentamento Terra Vista; uma Fábrica-Escola do Couro, no município de Ipirá e uma Fábrica-Escola da Construção Civil, em Salvador.
 
Atualmente, existem seis escritórios já instalados nos Centros Estaduais (CEEP) e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) de Ilhéus, Irecê, Gandu, Seabra, Ipirá e Ribeira do Pombal. Outros serão instalados em Itabuna, Vitória da Conquista, Itaberaba e Alagoinhas.

 

Notícias Relacionadas