Professores e estudantes do Extremo Sul discutem sobre ensino médio

Mais de 200 professores e 100 estudantes da rede estadual, do Extremo Sul da Bahia, estão reunidos para debater sobre o ensino médio. O encontro acontece de 15 a 18 de junho, em Porto Seguro. A programação inclui palestras com educadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apresentação especial de seis professores orientadores sobre experiências bem-sucedidas realizadas em suas escolas. O encontro é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Este encontro “tem o objetivo de ampliar e fortalecer os conteúdos a serem trabalhados no ensino médio durante o ano letivo, relacionando todas as áreas do conhecimento”, afirma a professora Valuza Saraiva, coordenadora do projeto Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado.

O encontro reúne educadores e estudantes de 50 escolas vinculadas aos Núcleos Regionais de Educação de Teixeira de Freitas (NRE 07) e Eunápolis (NRE 27). Os educadores participam da 6ª Formação de Formadores Regionais do Programa Nacional do Ensino Médio (PNEM-MEC) e os estudantes do IV Seminário Regional do Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

“A interação com os estudantes é o grande destaque deste encontro, para quem dedicamos todo o nosso trabalho como educador”, destaca Valuza Saraiva, enfatizando que esse encontro integra as ações do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

Veja a programação completa

  • Segunda-feira - 15/06

18 às 22h - Tema: Linguagens
Professora: Noemi Santana

  • Terça-feira – 16/06

8 às 12h e 13h30 às 18h – Tema: Ciências Naturais
Professora: Isadora Gonzales

  • Quarta-feira - 17/06

8 às 11h - Reunião técnica pedagógica com os formadores regionais
13 às 17h – Tema: Matemática
Professor: Jonei Cerqueira
18h30 às 21h - Publicações do Pacto
Professor: Jonei Cerqueira

  • Quinta-feira 18/06

IV Seminário Regional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Bahia: semeando e colhendo os “fazeres” do Pacto em terras Pataxó
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Apresentação Cultural
9h30 às 10h - Cerimonial de abertura
10 às 11h - Palestra: O movimento político do Pacto exige mudança cultural: os “Corpos” na escola integral
Professora: Regina Marchesi
11h às 12h - Mediação
14 às 14h30 - Apresentação cultural
14h30 às 17h - Experiências Regionais (Seis orientadores de estudos)
17 às 17h30 - Encerramento das atividades

Notícias Relacionadas