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Professores da rede estadual fazem formação sobre Educação Científica
Publicado em ter, 04/07/2017 - 17:37 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Para fortalecer a Educação Científica na sala de aula, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está realizando a formação de 795 professores da rede estadual. No curso “Ciência na Escola: repensando a prática de Ciência no Ensino Médio”, os educadores, de escolas da capital e do interior, participam de aulas online, através do ambiente virtual do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e participam, também, de encontros presenciais nas sedes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
A perspectiva do curso é proporcionar aos professores uma rede de formação colaborativa de Educação Científica e empreendedora para fomentar, ainda mais, a pesquisa e a investigação nas escolas, promovendo o protagonismo dos estudantes. Um dos principais desdobramentos que se espera da formação, é a apresentação pelos estudantes de projetos de iniciação científica com grande alcance e relevância social, conforme destaca a coordenadora do Projeto Ciência na Escola, Shirley Costa. “Com esta formação, os professores estão obtendo os meios necessários para motivar e despertar nos estudantes a curiosidade em identificar e buscar soluções para os problemas de suas comunidades locais”, afirmou.
Nesta terça-feira (4), a Secretaria promoveu uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, com transmissão para os Núcleos Territoriais e Educação (NTE), socializando o andamento do curso de Educação Científica. O professor Jucimar Pereira dos Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Semiárido Nordeste II, no município de Ribeira de Pombal (a 285 km de Salvador), participou do evento e fala de como o curso já está resultando em mudanças qualitativas na Educação da unidade escolar onde atua.
“Tenho 18 anos trabalhando com Educação Profissional e sou professor efetivo da rede há 24 anos. Este curso já está me dando uma dimensão extraordinária em relação ao nosso projeto ‘CETEP em ação’, iniciado este ano, com o objetivo de potencializar as atividades na área de Educação Científica do curso técnico de Agropecuária”, relata o educador.
Abrangência
Um dos diferenciais do curso, é que a formação de Educação Científica envolve professores da área das Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia e Ciências) e, também, os que atuam em Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). Também estão sendo beneficiados professores que atuam em diferentes modalidades como os Centros Juvenis de Ciências e Cultura (CJCC) e os da Educação Profissional. “A partir da formação, o professor poderá tanto desenvolver projetos com temas de interesse dos estudantes, como pode também ser autor do livro (“Práticas para compartilhar”) que a Secretaria da Educação vem publicando, que traz como conteúdo uma sequência didática que pode ser aplicada em sala de aula”, acrescentar Shirley Costa.
O curso está sendo ministrado por educadores ligados ao Ciência na Escola, que conta com uma rede colaborativa de parceiros e, dentro do ambiente virtual do programa, são oferecidos cursos promovidos por instituições como, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Alane, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coelba.
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