Premiação em São Paulo estimula estudante a aprofundar pesquisa sobre biomassa da banana

Palavras-chave:
Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A premiação do estudante Tailan de Melo, 20 anos, em terceiro lugar na categoria Ciências Agrárias, na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, vai muito além da medalha que o futuro técnico em Agropecuária trouxe na bagagem. Ao desembarcar na sua cidade natal, em Barreiras, no Oeste Baiano (710 km de Salvador), o aluno do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande celebra o reconhecimento nacional de um projeto de iniciação científica desenvolvido em unidade pública de ensino e chega ainda mais motivado para aprofundar a experiência sobre ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’.

“Ter sido premiado é a comprovação que a educação pública do Estado da Bahia a cada dia vem possibilitando aos jovens estudantes a oportunidade de vivenciar o que o mundo científico e da pesquisa tem a oferecer. É uma alegria imensa e indescritível ter representado a Bahia. Retornei cheio de novidades e conhecimentos adquiridos na feira, que irei socializar com os meus colegas de escola, para que eles também possam ter a oportunidade de presenciar e de vivenciar tudo que passei nas próximas edições da FEBRACE”, diz emocionado.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, esteve na FEBRACE para acompanhar o desempenho dos estudantes. Ele disse que “a premiação reflete a importância de se fortalecer o eixo pedagógico nas escolas, por meio de projetos voltados para a Ciência, a Arte, a Cultura, a Inovação e o Empreendedorismo", afirmou, ao acrescentar que a Secretaria está incentivando a vocação dos estudantes para o mundo da Ciência, desenvolvendo programas e projetos que promovem cada vez mais o protagonismo estudantil e dinamizam o ambiente escolar. “São projetos cujos resultados incidem exatamente na melhoria de vida da comunidade e comprovam o potencial que a escola tem de inovar e incentivar a produção de conhecimento”, destaca.

Planos - Pelo destaque na FEBRACE, o projeto de Tailan foi selecionado para participar da VIII Mostra Tecnológica e de Ciências da Escola Açaí (MCTEA), em novembro, no Pará. O estudante diz que este é apenas o começo de sua jornada na área científica. “Os meus planos são de prosseguir com a terceira fase do projeto. Agora vou apresentá-lo na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), no mês de setembro, em Pernambuco. Além disso, quero fazer uma excelente apresentação da segunda fase do projeto, no Pará”, planeja.

Quem também retornou com novidades para compartilhar com seus alunos foi a professora Karine Najla de Jesus, que leciona Química, no Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes, no município de Itatim (235 km de Salvador). Ela foi uma das 15 professoras de destaque na FEBRACE. “Estou muito feliz por esse reconhecimento em uma feira tão enriquecedora e agora me sinto ainda mais motivada para orientar novos projetos”, comenta.

A educadora fala que se inscreveu na categoria Professor Destaque por incentivo de suas orientadas Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, 16 anos. As estudantes são autoras do projeto “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”, que também foi apresentado na FEBRACE.

Notícias Relacionadas