Os projetos de arte e jogos estudantis movimentam escolas no interior da Bahia

Os estudantes do Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos, localizado no município de Mucuri (903 km de Salvador), estão protagonizando apresentações de projetos pedagógicos, envolvendo temáticas voltadas à arte e à cultura. O patrimônio histórico e cultural do Estado da Bahia e sua arquitetura colonial são a base dos trabalhos estudantis. O projeto intersetorial Educação Patrimonial e Artística (EPA), da Secretaria da Educação do Estado, possibilitou a construção de álbuns com os diagnósticos e os olhares fotográficos dos estudantes sobre 14 patrimônios mucurienses.
 
Fotos: Divulgação
Marcos Paulo Souza Salles, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, ganhou o primeiro lugar com o projeto falando sobre a associação comunitária Golfinho, que promove acesso à cultura, através de cursos de dança, teatro e capoeira, dentre outras atividades culturais que complementam a educação de crianças carentes da cidade. “Fiz um documentário falando sobre os trabalhos da associação, mostrando como essas crianças estudam diversas artes no local. Também fiz uma peça teatral em grupo, ilustrando como é feito o processo de matricula e de que forma os pais podem levar seus filhos até lá”, contou o estudante.
 
A diretora Monica Aparecida Domingues falou sobre a importância educativa para os estudantes mucurienses conhecerem e aprenderem sobre o patrimônio arquitetônico da cidade em que vivem. “Acreditamos que o lidar com heranças culturais de nossa cidade permite que o nosso alunado aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela. Todos eles se engajaram bastante na pesquisa, principalmente nos momentos de excursão para fotografar”, avaliou.
 
Já na cidade de Planalto (477 km de Salvador), o Colégio Estadual de Planalto realiza a Semana do Estudante, que tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico com a realização do projeto Intervalo Cultural e da 15ª Mostra de Cinema. As atividades envolvem os estudantes em trabalhos musicais, de dança e teatro, além de debates e rodas de conversas sobre cinema. A unidade também está promovendo nesta quinta-feira (8), até sexta (9), com competições de baleado, futsal e corrida, nas modalidades masculino e feminino, dentro do projeto Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado.
 
O estudante João Paulo Rocha, 16 anos, 2º ano, faz parte do time de futsal da escola, e está animado para as competições. “Vamos ganhar, estou muito empolgado e feliz. Adoro participar do JERP, pois é a oportunidade de trabalharmos em equipe, inclusive com os colegas de outras turmas e de outros turnos”, destacou.

Notícias Relacionadas