Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) começam em abril

Começam em abril os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A novidade, este ano, é a unificação do calendário do Jerp com o dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), projeto nacional do Ministério da Educação (MEC). “Com isso, os alunos da rede estadual irão disputar a etapa nacional do JEJ, juntamente com os alunos da rede particular, no segundo semestre”, comemora José Fernandes Lima, coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria da Educação do Estado.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A unificação dos calendários esportivos para os estudantes está na pauta das discussões do 1º Encontro de Articuladores do Jerp 2016, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT) até sexta-feira (01/04), com a participação de representantes dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). O evento visa capacitar e orientar os articuladores do Jerp sobre a organização dos jogos nas escolas. A mobilização nos colégios estaduais, aliás, está a todo vapor. No NRE 01 (Irecê), o articulador Claudio dos Santos contou que a adesão é de 100%, com a participação dos 30 colégios da cidade. “O Jerp fomenta o esporte escolar visando a formação completa do estudante, estimulando-o ao respeito às regras, à disciplina, à integração entre os alunos e ao espírito coletivo”.

O esporte faz parte do currículo escolar. “Todas as atividades ligadas à cultura corporal têm que estar, cada vez mais, inseridas nos currículos, considerando as especificidades regionais e as necessidades de cada estudante”, afirma a diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação da Bahia, Valdirene Oliveira Souza. A articuladora do NRE 26 (Salvador), Adriana Silva, reforça: “Estamos trocando as nossas experiências em relação aos Jogos Estudantis da Rede Pública para que o projeto, cada vez mais, oportunize o conhecimento da cultura corporal nas mais variadas modalidades esportivas”.

Jerp – Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio dos 27 Núcleos Regionais de Educação, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios a diversidade, a ética, a integração, a socialização, a inclusão, a participação, a cooperação, o regionalismo e a emancipação. Em 2015, participaram do Jerp 358 municípios, 894 escolas da rede pública e 125.184 estudantes, além de 3.419 professores envolvidos. Para este ano, a expectativa, segundo José Fernandes, é que participem 150 mil alunos da rede estadual.