Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Na China, estudante apresenta projeto de combate ao bullying
Na China, estudante apresenta projeto de combate ao bullying
Publicado em seg, 12/12/2016 - 12:06 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: divulgação
A estudante Rayssa Rodrigues, 12 anos, 7° ano, do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, localizado em Simões Filho, está vivendo dias inesquecíveis em Pequim, na China. Desde a última quarta-feira (06), ela está em viagem para o Oriente, onde representa o Brasil na Be The Change Conference, em Pequim, com a apresentação do projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), que a aluna desenvolveu junto com os colegas para ajudar a enfrentar questões que podem afligir jovens e crianças em qualquer lugar do mundo, como o bullying, o preconceito e a baixa autoestima.
O evento anual reúne crianças e jovens de vários países que são protagonistas de projetos voltados para soluções criativas em suas escolas e comunidades. Para Rayssa, este é um momento único. “Eu estou muito feliz. Está sendo uma experiência emocionante, cheia de aprendizagem. Tudo aqui descreve emoção, descreve aprendizado. Está sendo muito incrível! Estou aprendendo maneiras novas de comunicação. Esta viagem me motivou a querer muito mais a aprender outros idiomas e é uma experiência que vou levar daqui para a vida toda”, comemora.
O frio e a temperatura em torno de 2º C foram algumas das novidades que Rayssa encontrou no Oriente. Mas a estudante está aproveitando cada momento da viagem. Ela fez questão de vestir a camisa da escola onde estuda e falou com orgulho, na hora da apresentação, sobre o GAC. “A apresentação da gente foi muito emocionante, porque tudo tinha verdade e emoção. Acho que a gente conseguiu passar muito bem”, afirma ao acrescentar que tudo é muito intenso. “São muitas coisas que estou vivendo que, se for descrever em uma palavra, é imensidão”, comemora.
Na Be The Change Conference, Rayssa falou sobre o “Grupo de Apoio e Conselhos” (GAC), que envolve alunos de diferentes idades e que contribuem para mudar a realidade escolar, por meio do diálogo e do enfrentamento destes problemas. Em 2015, o GAC foi premiado no concurso “Desafios Criativos da Escola”, uma iniciativa do projeto “Criativos da Escola”, do Instituto Alana, que credenciou a estudante a viajar na companhia da professora e orientadora do projeto, Simone Bocaiuva.
A professora Simone fala, orgulhosa, sobre a participação no evento. “A apresentação foi emocionante e muito receptiva. Todos gostaram e parabenizaram Rayssa pela maturidade e desenvoltura”, afirma, ao destacar que “somos a representação de uma educação pública que faz a diferença e acredita no protagonismo juvenil, na autonomia e no acolhimento”.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores