Mais de 200 estudantes de colégios do Território de Identidade Médio Rio de Contas ingressam no Ensino Superior

Fotos: divulgação
O tão sonhado ingresso no Ensino Superior virou realidade para mais de 230 estudantes que concluíram o Ensino Médio em colégios da rede estadual ligados ao Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), do Território de Identidade Médio Rio de Contas. Aprovados nos vestibulares das universidades públicas e privadas, por meio da nota do Exame Nacional no Ensino Médio (ENEM), que possibilitou as suas inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e no Programa Universidade para Todos (PROUNI), os agora universitários começam a viver sua nova fase de vida escolar, visando a graduação rumo ao mundo do trabalho.

Além de estudantes de colégios estaduais de Jequié, foram aprovados alunos de unidades da rede de outros municípios pertencentes ao NTE 22, como Ipiaú, Manoel Vitorino, Dário Meira, Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Gongogi, Ibirataia, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Itamari, Jitaúna, Nova Ibiá e Ubatã. Eles, agora, são calouros de instituições a exemplo da UFBA, UNEB, UESB, UESC, IFBA, USP, UFRJ, bem como de faculdades particulares espalhadas pelo Estado.

É o caso de Joaquim Miguel de Jesus Santos, 19, aluno do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado em Aiquara, até o final de 2018. No início deste ano, ele recebeu a notícia tão esperada da aprovação na Universidade Federal da Bahia, onde irá cursar Ciências Sociais. “Passei para o segundo semestre e não estou me aguentando de ansiedade para que chegue logo 5 de agosto. Até lá, vou procurar estudar assuntos relacionados para já entrar antenado”, revela.

Joaquim conta, ainda, que a escolha do curso foi incentivada pelo pai e se deve, principalmente, pela sua afinidade por questões sociais, voltadas para os movimentos populares. “Sempre fui participante do movimento estudantil, fazia questão de ir nos congressos, de participar da vida escolar e tive muitos professores que me estimulavam o meu engajamento. Pretendo continuar me aperfeiçoando nos estudos para me tornar um cientista social para pesquisar temas como democracia racial e desigualdade social”.

As estudantes Beatriz Santos Ribeiro e Larissa Freire da Silva, ambas do Colégio Estadual Professor Faraildes Santos, em Jequié, também ingressaram no Ensino Superior e, agora, são alunas, respectivamente, dos cursos de Química e Letras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “Estou bem ansiosa e com grandes expectativas. Espero gostar do curso, que é uma área que tenho afinidade, mas também gosto demais de Matemática. Tanto que, no ano passado, prestei vestibular para esta área e fui aprovada, mas não pude me matricular porque ainda estava por concluir o Ensino Médio. Optei por Química, desta vez, porque é para o primeiro semestre e Matemática, só para o segundo. Mas, caso não goste, quando abrir as inscrições do SISU para o segundo semestre, tentarei Matemática”, conta Beatriz, que entrou para a UNEB por meio do SISU e fez 640 pontos na redação.