Mais de 200 estudantes da rede estadual são certificados no curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

Um total de 216 estudantes, que fizeram parte da primeira turma de alunos do curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), serão certificados nesta terça-feira (10/12), às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador. A cerimônia contará com as presenças do governador do Estado, Jaques Wagner, e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades. O projeto, intitulado de Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública, é uma realização da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O diploma será concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufba e pela Secretaria da Educação aos estudantes que compuseram o primeiro grupo,  coordenado pelo professor doutor José Newton de Seixas Pereira Filho. “O CJCC tem como premissa aumentar o conhecimento do aluno às agendas contemporâneas. Como o inglês é uma língua universal, ser fluente possibilita o ingresso profissional e multiplica as oportunidades de empregabilidade”, destaca o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim.

Participarão do evento, docentes e discentes do projeto Welcome to Brazil, professores e coordenadores do CJCC e diretores e professores das escolas do entorno, além de representantes da reitora da Ufba, da Diretora de Letras, do departamento de Letras Germânicas.

Inglês e sorteio – Os alunos estudaram inglês básico em quatro períodos de 68 horas de aula, totalizando 272 horas de curso. Contaram com aulas de reforço e de fixação voltadas para o Turismo Receptivo (ESP - English for Specific Purposes). Conforme explicou o coordenador do CJCC, foi usado o método do Communicative Approach, da Oxford University, orientados pelos professores monitores, tutores, mestres, doutores e convidados da Ufba e outras instituições parceiras.

Os estudantes que obtiveram maior desempenho participarão do sorteio a três bolsas para estudos e intercâmbio cultural, nos Estados Unidos, oferecidas pela organização não governamental Companheiros das América, dos EUA. São esperados mais 1.284 estudantes para as próxima formaturas, previstas para 2014.

O CJCC é uma iniciativa de educação integral do Governo da Bahia, criada para ampliar o acesso dos estudantes às agendas contemporâneas, possibilitando uma nova relação com o ato de aprender. As atividades de extensão foram iniciadas em janeiro deste ano.