Mais 177 técnicos são formados no interior do Estado

Mais 177 técnicos de nível médio foram formados no interior pela Rede Estadual de Educação Profissional. Destes, 52 estudantes foram diplomados nos cursos de Administração e Enfermagem. A festa aconteceu na última sexta-feira (27/02), no anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caculé. A sede deste Centro está localizada no município de Caetité.
 
Outros 125 estudantes concluíram os cursos em Agricultura, Eletrotécnica, Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática pelo Cetep Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba. A celebração de formatura evolveu uma missa de ação de graças, na sexta (27/02), no próprio Cetep, e uma festa no Ginásio de Esporte Rafael Souza de Oliveira, no sábado (28/02).
 
Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP)
Edilson dos Santos Pereira, 32, formando do curso técnico em Administração, pelo anexo do Cetep Sertão Produtivo, em Caculé, comemora os resultados da formação profissional e a inserção no mundo do trabalho. Ele atua como empreendedor individual em parceira com a esposa. “Voltei para a escola em busca de qualificação para aprimorar meu negócio familiar. Eu e minha esposa temos um salão de beleza, revendemos cosméticos e, também, trabalhamos com fotografias de noivas. Atuo gerenciando o fluxo de caixa da loja. A minha formação profissional foi fundamental para esta experiência”, avalia.
 
Ednilson da Silva Mendes, 20, formando do técnico em Enfermagem, do Cetep do Piemonte do Paraguaçu I, ressalta a importância da formação integral para a sua vida.  “A nossa formação não nos dá um simples certificado de técnico de nível médio, ela nos certifica para sermos um ser humano melhor. Temos a oportunidade de ampliar nossas percepções sobre o mundo, aprendemos ainda mais o que são direitos e deveres. Hoje, sou um jovem melhor, com consciência sobre o meu papel na sociedade. Temos o poder de transformar e lutar para mudar a nossa realidade de vida e de despertar em outras pessoas este sentimento que sentimos hoje”.
 
Territorialização - Rosany Kátia Moreira Silva, gestora do Cetep Sertão Produtivo, afirma que a formatura é uma conquista de toda população. “Esta formatura é uma grande vitória, um momento que celebramos a expansão da oferta da Educação Profissional nos municípios vizinhos do Território. Esse anexo do CETEP, por exemplo, está situado a 82 quilômetros de Caetité, cidade sede do Centro, e veio a oportunizar ainda mais o acesso a uma educação de qualidade para jovens e trabalhadores dos arredores”, afirma.
 
Juvenal Morais da Silva Júnior, diretor do CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, também celebra a formatura da quarta turma. “Cumprimos o nosso papel nesta etapa da vida destes jovens e trabalhadores, oferecendo formação profissional por meio de um ensino de qualidade, com uma formação humana e mais preparada para atender as necessidades do mundo do trabalho”, destaca.

Notícias Relacionadas