Linguagem audiovisual ajuda no aprendizado de estudantes

Palavras-chave:
Foto: acervo escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma parceria entre o Colégio Estadual Padre Alexandre de Gusmão, no município de Cachoeira e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Ufrb, tem proporcionado a exibição de filmes e realização de oficinas de produção de vídeos aos estudantes da unidade.

Além de atender ao tripé ensino pesquisa e extensão, inerente às universidades, o projeto acata o que prevê a lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014, que torna a exibição de filmes de produção nacional obrigatória. A iniciativa contempla, ainda, um dos 5 eixos do Programa Educar Para Transformar, que fomenta a parceria com as universidades.

>> Acompanhe todas as notícias do NRE 21

As mostras e as oficinas têm agradado aos estudantes porque a partir dos debates realizados eles estão desenvolvendo uma visão crítica sobre as produções.

A estudante Ludmila Dias, 14 anos, 1º ano, explicou que a experiência está sendo bastante rica. “Estou aprendendo a interpretar um filme, ver qual o real objetivo e a lição que ele está querendo passar. Estou amando, tem sido muito produtivo”, conta.

As oficinas realizadas já deram frutos no Colégio. Além de estar produzindo um documentário que alerta sobre a importância do combate ao racismo, juntamente com os colegas, o estudante Igor Santos Pereira é um dos protagonistas do curta “Vingança mortal”, filme de terror que será exibido no dia 10/06, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

“Estou muito contente com as atividades do Cineclube. Estamos aprendendo a trabalhar em equipe, respeitar as decisões do outro, tem sido uma experiência incrível”, ressalta o estudante.

“Do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento de competências e habilidades em nossos alunos a partir da exibição e debates dos filmes tem enriquecido nossas práticas curriculares. ”Estamos felizes com a parceria com o Cineclube”, revela Fábio Batista, diretor do Colégio.

Fonte: NRE 21

Notícias Relacionadas