Líderes estudantis das bandas e fanfarras escolares realizam encontro alusivo ao 7 de Setembro

Palavras-chave:
O Colégio Estadual Rúben Dário, em Salvador, sediou, nesta segunda-feira (6), o I Encontro de Líderes Estudantis das Bandas e Fanfarras Escolares, da redeestadual de ensino. A atividade, que teve como tema “Independência para o protagonismo e valorização estudantil”, marcou de forma diferente a celebração antecipada do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, e destacou medidas de prevenção ao Coronavírus que precisam ser adotadas para a retomada das atividades das fanfarras. 
 
A inicitaiva contou com palestra sobre distanciamento sanitário; debate sobre lideranças estudantis; e apresentação cultural. 
 
O articulador das bandas e fanfarras do Intercolegial, Hermival Rego, falou da importância do encontro. “Consistiu em um momento de pensar no retorno dos ensaios e das atividades das bandas e fanfarras escolares pelo olhar dos estudantes, através do qual tiveram a oportunidade de discutir sobre o que esperam para este retorno”.
 
A estudante Luma Poliana Silva, 18, 3° ano, que é líder da Fanfarra Legião, do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, disse que gostou do encontro. “Achei muito interessante as palestras da programação, pois tivemos a oportunidade de tirar dúvidas sobre prevenção e combate ao Coronavírus, além de discutir sobre música e liderança estudantil”, disse a estudante, que toca trombone na fanfarra. 
 
Quem também participou do encontro foi o estudante Vitor Benedito Lago, 18, 1° ano, líder e trompista da Banda Marcial do Colégio Carlos Alberto Cerqueira (BAMCAC). “Foi muito importante reunir as bandas e fanfarras e discutir as perspectivas para os ensaios e demais atividades do intercolegial. As palestras também foram muito enriquecedoras”, disse. 
 
O coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, também participou do encontro. “Nosso trabalho é criar interlocuções entre os estudantes com os gestores e com os programas e projetos, fazendo uma escuta sensível. A partir disso, a gente pode construir com políticas públicas que são necessárias para os estudantes da Bahia para que,cada vez mais, tenham os direitos garantidos e acessem as ações”, destacou.

Notícias Relacionadas