Líderes estudantis da rede estadual protagonizam live para dialogar sobre o tema “Liderança”

Uma live comandada por estudantes, para estudantes. Assim foi a atividade que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta sexta-feira (16), para recepcionar os líderes estudantis da rede estadual eleitos em votações on-line, encerradas no dia 25 de junho. A atividade teve como tema “Liderança” e contou com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que abordou a importância do protagonismo estudantil para uma gestão escolar democrática nos municípios e Território de Identidade.

Ao cumprimentar os estudantes, o subsecretário Danilo Souza destacou a importância das eleições para representantes estudantis escolares, municipais e territoriais. “Este é um momento muito especial para ouvir o que vocês têm a dizer sobre essa energia importantíssima, que é a energia de transformar as coisas, as pessoas e os contextos. O secretário Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa nas visitas às escolas ouvem muito os estudantes, as famílias, os gestores da escola, os professores e isso tem a ver com liderança, que é o tema do nosso diálogo hoje, aqui”.

Os estudantes da rede estadual Gustavo Henrique e Maria Eloiza, mediadores da live, destacaram a importância da liderança na vida escolar. “Liderança é importante em qualquer organização, governo ou qualquer grupo de pessoas. A liderança é muito importante por que nada acontece, muda, se desenvolve ou melhora sem ela. Liderança é um posicionamento, é agir e ser exemplo, é ser protagonista e buscar formar novos líderes”, disse Eloiza. “Bons líderes inspiram e promovem a capacitação das equipes. Pois bem: nós, líderes, devemos estar aptos para promover mudanças construtivas, estar envolvidos com todas as atividades assumidas e encarar os desafios”, reforçou Gustavo.

Participaram, ainda, as estudantes Eliene Santana, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Vale Do Paraguaçu - Comunidade Quilombola, que declamou a poesia de sua autoria, “Liderança”; e Jardieri, que se acompanhou no violão na música de sua autoria, "Vida passageira”. Também contribuíram com a live o representante do Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 8), Eudes Araújo, que abordou o processo de eleição de líderes de classe; e os representantes estudantis Pedro Sampaio, que falou sobre a importância do protagonismo estudantil; Jefferson Morgado Santo, que destacou a questão de liderança na Educação Especial; Ruan Francisco Silva, que expôs sobre o que é ter liderança; João Vitor, que falou sobre o que é ser líder de classe; e Murilo Oliveira, que abordou o tema mandato coletivo; além de Jardieri, Glauber Cordeiro e Alison Souza, que expuseram, respectivamente, sobre o que é ser líder escolar, líder municipal e líder territorial.