Líderes de classe participam de Encontro Territorial em Macaúbas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CETEP), na cidade de Macaúbas (a 682 km de Salvador), sediou, nesta sexta-feira (11), o IV Encontro Territorial de Líderes de Classe. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o evento, que tem como tema “Projeto de Vida”, reuniu cerca de 40 Líderes de Classe, de 11 escolas, de nove municípios pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Macaúbas (NTE 12). A atividade marcou a posse dos líderes eleitos em abril.
 
O Encontro Territorial de Líderes de Classe tem como objetivo ampliar as discussões sobre formas de liderança, favorecendo o intercâmbio de ideias entre os líderes e a construção de projetos e ações de fomento ao empoderamento estudantil. Para isso, a programação inclui debates sobre as atribuições do líder de classe, o regimento escolar, bem como organiza uma agenda de atuação desses líderes juntamente com a elaboração de planos de ação para o ano letivo nas escolas.   
 
O estudante Rodrigo Fernando, 15, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Ibipitanga (a 598 km de Salvador), participou do Encontro e fala sobre o seu compromisso diante dos colegas que o elegeram. “Nós temos que ter um ponto chave para a nossa atuação em sala de aula e, junto com a gestão da unidade escolar, pensar em projetos e ações de melhorias estruturais e pedagógicas da escola. É isto que este encontro nos proporciona, conhecimento e crescimento, além de nos motivar a dar um norte durante nosso dever de líder e orientador dos colegas”, comentou.     
 
Já Emily Tayná Almeida, 16, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Botuporã (712 km de Salvador), falou sobre que o Encontro contribuiu para a elaboração do seu plano de ação. “É um encontro muito interessante, porque podemos trocar experiências com colegas de outras unidades, saber como está sendo a atuação deles e quais seus planos e, também, porque dá voz ao líder. Queremos ver e pensar em projetos para nosso futuro”, concluiu. 
 
A coordenadora de Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, disse que o Encontro também envolve uma oficia do projeto E-Nova Educação, da Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Google. O objetivo é fazer com que os estudantes aprendem a utilizar algumas ferramentas do Google, de modo a estimular o uso dessas ferramentas para o desenvolvimento de projetos no exercício da liderança estudantil.
 
Próximos encontros:
 
16/5 - Núcleo Territorial de Educação de Jacobina (NTE 16)
Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
 
23/5 – Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27)
Local: Complexo Integrado de Educação de Eunápolis
 
24/05 - Núcleo Territorial de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02)
Local: Centro de Treinamento de Líderes
 
29/5 - Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26)
Local: Colégio Central
 
30/5 – Núcleo Territorial de Educação de Teixeira de Freitas (NTE 07)
Local: Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão

Notícias Relacionadas