Jovens inventores de Conceição de Coité se destacam em exposição do Detran

Palavras-chave:
Foto: divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A comemoração da Semana Nacional de Trânsito termina nesta sexta-feira (25), em todo o país, mas prossegue na capital baiana até domingo (27), com a exposição do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) no Salvador Shopping. Um dos grandes destaques da exposição é o dispositivo de segurança para motocicleta, criado por dois estudantes do Colégio Estadual Polivalente do município de Conceição de Coité, no semiárido baiano.

“O projeto surgiu depois que um colega nosso se acidentou com a moto", estudante Poliana Mascarenhas

Poliana Mascarenhas e Marcelo Oliveira, de 16 anos, alunos do ensino médio, desenvolveram o dispositivo que inviabiliza o acionamento da moto sem o uso de capacete, via transmissão de rádio. “O projeto surgiu depois que um colega nosso se acidentou com a moto, e ele estava sem o capacete. Ficamos comovidos e pensando na ideia de criar algo que interrompesse o veículo sem o uso do equipamento de segurança. Aí surgiu o dispositivo conectado à ignição, que serve como uma segunda chave. Quando acionado, ele envia o sinal de rádio para o capacete e dá a partida na moto”, explicou a jovem inventora.

O ator Ray Pereira, que se locomove de motocicleta, testou o dispositivo e aprovou a experiência. “Essa iniciativa é muito interessante e merece ser patenteada. Eu tenho o costume de usar o capacete em qualquer deslocamento, mesmo sendo curtas distâncias. Já caí da moto e sei que podia ter sofrido sequelas mais graves ou até perder a vida”.

Leia também:
Estudantes criam dispositivo que impede uso de moto sem capacete

Notícias Relacionadas