Jogos Estudantis mobilizam estudantes no 2º Encontro Estudantil

A Itaipava Arena Fonte Nova se tornou palco para competição esportiva com estudantes que participam do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura. O Encontro é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e acontece desta quarta (27/11) até a próxima sexta-feira (29/11). Nestes três dias, cerca de mil estudantes da rede estadual, da capital e interior, participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), que contemplam os festivais de judô, xadrez e capoeira e disputam as finais dos torneios de basquete, futsal, handebol e voleibol.
 

“Como projeto estruturante, a prática esportiva dá uma dinâmica diferenciada às atividades pedagógicas. O esporte proporciona a socialização, potencializa a criatividade, a concentração e a memória associada ao raciocínio lógico, além de promover a alegria e fazer com que o estudante se sinta participante da escola”, afirmou a coordenadora do Jerp, Janete Santo, sobre a importância da inserção da prática esportiva no cotidiano escolar. “Eles têm a oportunidade de aprender com o outro, e, também, de ensinar”, acrescentou.

Atividades - Com cinco rodadas de competição, o Festival de Xadrez começou nesta quarta-feira e não tem divisão de categorias. O estudante mais velho pode jogar com o mais novo, assim como meninos com meninas. Aluno do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira (Bonfim), Paulo Magno França Reis Santos, 18 anos, começou a jogar xadrez na escola e participa do Jerp pela segunda vez. De acordo com o estudante, a estrutura montada no Encontro Estudantil incentiva a participação. “O ambiente aqui é favorável para boas partidas e, também, para ver outras escolas, para conhecer outros estudantes e evoluir no esporte. O xadrez exige estratégia, assim como tudo na vida precisa de estratégia para dar certo”, ressaltou.

Lucas Fonseca dos Santos Dutra, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Kleber Pacheco, bairro de Pernambués, em Salvador, também avalia que o Jerp é uma oportunidade de aprimorar os  conhecimentos no xadrez. “Quando você joga com as mesmas pessoas todos os dias, você se acostuma e não aprende coisas novas. Aqui a gente pode aprender estratégias diferentes”, contou o estudante que participa dos Jogos pela primeira vez.

Festival de Judô - No Festival de Judô, a impressão dos estudantes não foi diferente. Para os participantes, uma das principais contribuições do esporte considera o respeito ao colega, a generosidade de ensinar os que estão começando e a humildade para aprender com os mais experientes. “Essa é a minha primeira vez no Jerp, mas eu já participo de várias competições. A minha expectativa é fazer uma boa competição, mas também passar um pouco da minha experiência para as outras meninas”, afirmou Isadora Macário, 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Abílio Cezar Borges, bairro de Boa Viagem, em Salvador.

 

 

O judô influencia no comportamento, dá paciência, possibilita outra visão sobre as coisas e ajuda fazer escolhas melhores para a vida. Eu gostou de ensinar aos colegas, um pouco do que aprendi



Segundo o professor de Judô, Neyjacson Genonádio, atitudes como a de Isadora são comuns no esporte. À frente das oficinas de Judô do programa Mais Educação nos Colégios Estaduais Célia Mata Pires, 29 de Março e Dorival Passos, o professor relatou a experiência de Tarcilo Oliveira Almeida, 19 anos, que passou de aluno do programa a monitor de judô. Estudante do 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual 29 de Março, Tarcilo falou sobre o seu envolvimento com o esporte. “O judô influencia no comportamento, dá paciência, possibilita outra visão sobre as coisas e ajuda fazer escolhas melhores para a vida. Eu gostou de ensinar aos colegas, um pouco do que aprendi”.

No decorrer do 2º Encontro Estudantil, os estudantes ainda irão participar das competições de basquete, capoeira, voleibol e futsal. As competições são abertas ao público. Apenas para a 6ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), na sexta-feira (27/11), a entrada ocorrerá mediante convites que serão distribuídos aos estudantes participantes do encontro. A TVE vai transmitir a final do Face ao vivo a partir das 18h.

Notícias Relacionadas