Jogos estudantis integram estudantes em Barreiras

Estudantes de oito unidades escolares da região de Barreiras estão participando da etapa municipal (polo de Barreiras) dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a cultura corporal e a prática esportiva no currículo da Educação Básica. A etapa de Barreiras acontece até sexta-feira (22). As partidas de futebol masculino e de futsal masculino e feminino estão acontecendo no Estádio Geraldão e no Ginásio de Esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), respectivamente.

A estudante Letícia Lorrane Novais, 16, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual Herculano Faria, está entusiasmada com as partidas. “Sempre gostei de praticar esporte e o futsal é muito divertido. Já estou na expectativa de passar para a etapa regional do JERP, que também acontecerá aqui em Barreiras”, revela.

Wanderson Ribeiro Galvão, 17, do 3º ano, do Colégio Estadual de Barreirinhas, afirma que, em cada jogo que participa, adquire novas experiências para os próximos jogos. “Além de fazer novas amizades durante os jogos, eu também observo os jogadores para aprender novas táticas e isso é muito bom”, diz o estudante.

Segundo o articular do JERP do Núcleo Territorial de Educação (NTE 11), Milton César da Silva, a participação dos estudantes em torneios estudantis é muito importante para a formação deles. “Os jogos contribuem para a formação da cultura corporal e esportiva a partir da educação física escolar. É um movimento que começa na quadra da escola e vai para outros espaços. Em cada etapa, os estudantes trocam experiências com alunos de outras escolas e são incentivados ao esporte”, explica o educador.