Investimento em novas escolas deve ultrapassar R$ 1 bilhão, anuncia governador em abertura do ano letivo

Palavras-chave:
Foto: Yasmin Marinho / SECBA
O ano letivo 2024 da rede estadual de ensino começou nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e nos 674 anexos em toda a Bahia. No município de Feira de Santana, no Portal do Sertão, a data teve um brilho especial. Isso porque foi inaugurado o Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, no bairro Olhos D’água. Esta é a 36ª unidade entregue na gestão de Jerônimo Rodrigues. O governador participou da atividade. A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, marcou presença na Aula Inaugural realizada em Ilhéus, no Colégio Estadual do Iguape, cuja obra de revitalização também foi entregue à comunidade.
 
A abertura das atividades pedagógicas em Feira de Santana teve início com apresentações culturais; palestra da jornalista pernambucana Jullie Dutra, vencedora do quadro "Quem quer ser um milionário?", do programa Domingão com Hulk, da Rede Globo; e aula magna do governador, que foi transmitida, virtualmente, para todos os municípios do Estado, através do canal Educação Bahia no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCI4Fht89MwP3zTn1ImEHpfA) e de outros meios. Na oportunidade, Jerônimo deixou uma mensagem de boas-vindas aos estudantes, professores e dirigentes para este início de mais uma jornada educacional. 
 
“Nós faremos entregas de escolas como estas em toda Bahia. São mais de 20 escolas prontas. Amanhã, por exemplo, eu estarei em Itaparica, entregando escolas. Esta semana vai ser toda assim. Vamos cortar o Estado para poder fazer novas entregas de escolas com este perfil. Nós vamos anunciar, em março, novos investimentos em escolas. Escolas novas, ampliação, modernização. Com quadra, com laboratório, campos, site, restaurante. Possivelmente, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Educação ultrapassará um bilhão de reais em novas escolas”, adiantou o governador.
 
Jerônimo destacou, ainda, ser hoje um dia especial. "Em cada canto da Bahia, hoje, nós vamos começar a colher aquilo que preparamos, durante todas as férias, para receber os estudantes, para acolher seus familiares, para compartilhar com a comunidade atividades culturais, esportivas, de ciência. E a nossa mensagem é que o ano letivo começa com a missão de acolhimento, de responsabilidade, mas de aprendizagem. Nós vamos superar, com fé em Deus, na Bahia, o analfabetismo. Nós vamos trabalhar com jovens e adultos, vamos fortalecer a parceria. Nós haveremos de fazer um ano letivo de 200 dias, com muita firmeza, com muito cuidado e com muito zelo. É um ano letivo de cuidado”.
 
Foto: Claudionor Jr/ Secba
Em Ilhéus, a secretária Adélia Pinheiro também falou sobre as expectativas para o ano letivo 2024. “Todos os municípios da Bahia têm, pelo menos, uma escola da nossa rede estadual. São 35 mil professores que, desde o início de fevereiro, no retorno das férias, estão planejando as atividades para o ano letivo de 2024. Este ano, continuamos fortemente no investimento com a qualificação da nossa rede física de escolas. O governador, nos próximos dias, anunciará um novo plano de investimento na estrutura física das escolas”. 
 
Adélia participou da entrega da modernização do Colégio Estadual do Iguape e visitou os colégios estaduais Professor Arleo Barbosa; Professor Fábio Araripe Goulart ; e Moyses Bohana, para dar as boas-vindas à comunidade escolar.
 
Novos projetos
 
A abertura das atividades letivas renova as expectativas, trazendo novos projetos e anseios. Para Bruna Borges, do 2º ano do Ensino Médio, da rede estadual de Feira de  Santana estudar em uma escola nova e com uma infraestrutura de qualidade facilita ainda mais o processo de aprendizagem. “Eu acho que vai ser incrível. Tenho muita esperança que este ano será um ano muito bom, com esta nova estrutura que o governo nos ofereceu, com muitas propostas de oficinas e tudo o mais. Essas oportunidades contribuem para o nosso desenvolvimento”, comemora.
 
A volta para a sala de aulas não foi esperada apenas pelos estudantes. Os professores também aguardavam este momento com ansiedade, como afirma o professor de Química, Cléber Vilas Boas. “A gente está com duas grandes expectativas. A primeira é o retorno deste ano letivo, que é sempre um recomeço. E a segunda expectativa é a de uma escola nova, com espaço melhorado, adequado para todos os professores. Almejamos que este ano seja repleto de bons trabalhos, que os nossos alunos consigam chegar, ser acolhidos e trazer essa expectativa de que consigamos um ano letivo de bons frutos pra todos nós”.
 
A chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rowenna Brito, destacou o planejamento para esta jornada letiva, elencando as principais novidades do setor para 2024. “Estamos muito animados com a chegada deste novo ano para a rede estadual de ensino. A gente vem de 2023 com foco na gestão da aprendizagem, olhando para o que os nossos estudantes desenvolveram ao longo do ano, e 2024 traz um olhar dedicado para o sucesso escolar dos nossos estudantes. Tem muita novidade para a nossa rede. Nós temos, por exemplo, a implantação do Diário Digital, para que os professores consigam acompanhar nossos estudantes a permanência deles no dia a dia da escola”, detalha.
 
Sobre a nova escola em Feira
 
O Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann está instalado na antiga Usina de Beneficiamento de Algodão, construção erguida na década de 1940. Apesar de ser uma nova estrutura, a fachada não pode ser modificada, porque o prédio é tombado como patrimônio. Somando os três turnos, 1.200 estudantes estão matriculados na unidade.
 
Foram realizadas adequações físicas para implantação de 20 salas de aula e três laboratórios de Informática, Matemática e Gestão e Negócios; setor administrativo e biblioteca; construção de teatro com 200 lugares; restaurante estudantil; quadra poliesportiva coberta; piscina semiolímpica com vestiário; campo de futebol society com pista de atletismo; guarita; subestação; e reservatórios. Entre obras e equipamentos, foram investidos mais de R$ 31 milhões.
 
Vacinação estudantes
 
Também em Feira de Santana, foi lançado o Projeto Vacinação nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). O objetivo é ampliar a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino.
 
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Notícias Relacionadas