Inscrições para o Topa no Calabar e Alto das Pombas são abertas

O governador Jaques Wagner fez o desafio aos moradores do Calabar e Alto das Pombas para tornar os dois bairros territórios livres do analfabetismo. A comunidade topou. Agora, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia cria condições para transformar isso em realidade. Desde segunda-feira (9), começaram as inscrições para o programa Todos pela Alfabetização (Topa) em seis pontos estratégicos dos dois bairros.

A Associação Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar já assinou o termo de adesão ao Topa e está fazendo um trabalho de mobilização junto às famílias para que participem do programa. As matrículas serão realizadas até o dia 30 de maio. Os interessados devem comparecer aos seis postos munidos de CPF e comprovante de endereço.

“Temos muita gente analfabeta aqui, precisando dessa política pública de inclusão. Com esse programa, estamos estimulando que eles prossigam com os estudos, independentemente da idade”, constata Lindalva dos Reis Amorim, moradora do Calabar há 35 anos e presidente da Associação dos Educadores de Escolas Comunitárias da Bahia.

Antes mesmo das inscrições começarem, a comunidade já tem demonstrado interesse pelo programa do governo que já alfabetizou quase 1 milhão de baianos. “Está todo mundo querendo mais informações”, completa Lindalva Amorim.

Professora da Escola Aberta do Calabar, Elisabete França dos Santos também aprova a iniciativa. “É importante porque temos muitas pessoas ociosas aqui e mesmo havendo escolas próximas, elas se sentem constrangidas. Aqui, será mais fácil serem alfabetizadas junto de pessoas da própria comunidade. Temos muitas pessoas esperando por esta oportunidade”, diz.

Educação de Jovens e Adultos - O Topa vem se somar às ações afirmativas que o Governo da Bahia vem desenvolvendo na região. Na área de Educação, já está acordado com a comunidade a realização de cursos preparatórios para Educação de Jovens e Adultos, voltados para aqueles que ainda não concluíram a escolarização.

Cursos destinados à certificação de conclusão da Educação Básica, através dos exames CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos). As inscrições para os cursos preparatórios também estão abertas a partir desta segunda-feira, 9 de maio, nos mesmos locais de inscrições para o Topa.

Topa em números - De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.

Postos de matrícula:

1 - Rua Nova do Calabar, nº 95, Camarão (próximo à entrada do bairro por Ondina), no local onde funciona o Núcleo de Direitos Humanos

2 - Praça 11 de Maio, nº 67, no local onde funciona a Escola Aberta do Calabar e a Biblioteca Comunitária

3 - Travessa 28 de Setembro (saída da Baixa do Bispo para o Alto das Pombas)

4 - Rua Ranulfo de Oliveira (saída do Calabar)

5 - Conjunto Habitacional Alaíde Ribeiro (Baixa do Bispo)

6 - Rua Benício Ramos