Homenagem a Castro Alves mobiliza estudantes

Estudantes da Escola Estadual Castro Alves, na calçada, marcaram presença na sessão solene em homenagem aos 165 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves, ícone do combate à escravidão no Brasil, nesta quarta-feira (14/03), na Câmara Municipal de Salvador. Os adolescentes, alunos da 7ª e 8ª série do ensino fundamental, compuseram um jogral literário no plenário da Casa Legislativa entoando os poemas Vozes D’África, Navio negreiro, Duas flores, Laços de Fita e Baile na flor, alguns deles musicados.

A apresentação incluiu performances teatrais e de dança. Vestido de terno e gravata, o estudante Nivaldo Lopes, de 13 anos, não escondeu a emoção de representar o ‘poeta dos escravos’, como Castro Alves ficou conhecido. “É uma grande honra. Há três anos que eu participo desta homenagem e pela primeira vez sinto a responsabilidade de ser Castro Alves. Pela importância que ele tem e por todo mundo conhecer o que ele fez, é uma tarefa um pouco difícil”, revelou o garoto.

Veja mais fotos da homenagem

O reconhecimento dos estudantes ao legado de Castro Alves vai além de apresentações culturais. “Não adianta recitar e dançar se não souber quem ele foi, sem saber as datas, a história. Antes de fazer este trabalho, a gente estudou e pesquisou muito”, contou Nivaldo Lopes. A estudante Nívea Millet, irmã gêmea de Nivaldo, acrescenta que a trajetória do poeta passou a ser tema de todas as matérias. “Vimos Castro Alves nas aulas de história, de geografia, de português e até de ciências, quando estudamos as causas da morte dele”, afirma Nívea, lembrando que Castro Alves morreu de tuberculose em 6 de julho de 1871.

A adolescente, que tem o poeta como “um exemplo que devia ser seguido por todos para que o mundo fosse melhor”, afirma que na escola não há quem não tenha orgulho de trabalhar Castro Alves e de estudar em uma instituição que leva o seu nome. “Ele lutou por justiça, trouxe luz para quem não tinha e foi ouvido. Eu e todos os meus colegas temos prazer em estudar a história dele”, conclui.

Tradição - A Escola Estadual Castro Alves completou 182 anos em 9 de janeiro de 2012 e está localizada no bairro na calçada, em Salvador. Segundo a diretora Tânia Cerqueira, que é ex-estudante da escola, é uma tradição para estudantes e professores participarem de tributos como este que a Câmara Municipal presta a Castro Alves há quase duas décadas. “Deve ter uns 15 anos ou mais que a gente vem aqui homenagear o patrono da nossa escola e continuaremos vindo, porque Castro Alves contribui com a educação ao abordar temas que ainda são atuais em nossa sociedade ”.