Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Governo do Estado investe no acesso à cultura e história com o Programa Estudantes nos Museus
Com um investimento de R$ 13 milhões, o Governo da Bahia lançou, na tarde desta quarta-feira (24), o Programa Estudantes nos Museus. A iniciativa, que é uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (SecultBa), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), pretende enriquecer a experiência educacional dos alunos da rede estadual de ensino, os integrando ao patrimônio cultural da Bahia, a partir da realização de visitas de estudantes aos museus. O lançamento aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), localizado no bairro da Graca, com a presença de professores e estudantes da rede estadual de ensino, além de representantes de diversos órgãos, instituições, autoridades e da sociedade civil.
O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, destacou a importância da garantia de acesso dos estudantes da rede estadual ao patrimônio cultural, através dos museus. “A participação dos estudantes na vida cultural, nos acervos, no conhecimento histórico é fundamental para as aprendizagens. Nesse sentido, esta parceria com a Secretaria de Cultura, com o IPAC e a Fundação Luiz Eduardo Magalhães é justamente para oportunizar aos nossos estudantes o acesso a esse patrimônio. Para além disso, faremos também a formação dos professores e dos estudantes em relação à educação museal, para desenvolver competências ligadas à história, às artes e à cultura".
Antes da cerimônia de lançamento, estudantes e professores dos colégios estaduais Mestre Paulo dos Anjos, Aplicação Anísio Teixeira, Governador Lomanto Júnior e Raimundo Matta, além do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, fizeram uma visita guiada pelas exposições em cartaz no MAC Bahia, quando tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva no espaço museológico.
Para a estudante Iandra Assunção, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, este projeto vai beneficiar não apenas os estudantes, mas toda a comunidade escolar. “Estar aqui hoje não é só aprender sobre a história, mas sobre a literatura; é trazer isso não só para mim, mas também para os meus colegas que estão ao meu redor. Aprender mais sobre a arte é muito importante para a nossa vida. Vou levar as experiências para mim, para a escola e, também, para a minha casa, para a minha família e vou passar adiante. Saber que eu pude ter essa experiência de conhecer esse museu tão incrível foi maravilhoso”.
O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, falou da importância da democratização do acesso aos equipamentos culturais. “Esta é uma ação do Governo do Estado da Bahia, que incentiva, cada vez mais, o envolvimento da nossa juventude aos equipamentos culturais, a conhecerem, a se apropriarem desses espaços, que são deles também e que vai além da Educação. Nós queremos despertar nessa juventude uma maior intimidade com esse mundo do fazer e da realização cultural e, com isso, promover uma mudança cultural da sociedade. E os equipamentos culturais têm essa força.
Sobre o Programa – O Estudantes nos Museus visa promover e incentivar a articulação entre os museus vinculados ao IPAC e as escolas da rede estadual, através da realização de visitas dos estudantes focadas em ações socioculturais e educativas, contemplando a transversalidade da cultura e a realização de atividades multidisciplinares, a partir dos espaços e acervos museológicos.
Durante as visitas, os estudantes participarão de oficinas diversas e aprenderão a utilização de técnicas específicas, possibilitando a criação de peças baseadas nos acervos e na experiência de estarem em um espaço museal. Inicialmente, o programa será realizado em quatro circuitos de visitação, incluindo o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BAHIA), o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Centro Cultural Solar Ferrão. Em um segundo momento, também serão realizadas visitas ao Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, e ao Museu do Recôncavo, localizado em Caboto, no município de Candeias.
Formação de professores- Além do lançamento do programa, a SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciará as inscrições para a formação “O poder dos museus na Educação: práticas de educação museal na escola”, que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria. A formação tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas pertinentes à relação dos museus com a educação. A atividade ocorrerá de forma on-line, do dia 12 de agosto a 25 de outubro, e será ministrada em formato autoinstrucional. Estão sendo oferecidas 400 vagas para professores da rede pública. Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, através do link inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira