Governador certifica 216 estudantes no curso de inglês do Centro Juvenil

“O estudante tem que se aprimorar sempre. Ele tem que ter a consciência que o seu trabalho depende do seu conhecimento”. Com essas palavras de incentivo, o governador do Estado, Jaques Wagner, certificou 216 estudantes da rede estadual, nesta terça-feira (10/12), pelo curso de inglês Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública.  A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, e contou, também, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades. O projeto tem o objetivo de possibilitar aos alunos da rede estadual maiores oportunidades no ingresso no mundo do trabalho.

Durante o evento, o governador também anunciou que todos os estudantes, caso demonstrem interesse, estão com suas matrículas garantidas em cursos do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj) ou no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Como forma de estimular e mostrar que o Governo vai dar continuidade a este processo de aprendizagem, estamos ofertando estas vagas para uma maior qualificação dos formandos”, destacou o governador.

Os estudantes que obtiveram maior desempenho também concorreram a três bolsas para estudos e intercâmbio cultural, nos Estados Unidos, oferecidas pela organização não governamental Companheiros das Américas. Ganharam os estudantes Shirley Campos, Vinicius Teixeira e Ítalo Viana.

O curso, parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), disponibilizou aos participantes o estudo de inglês básico em quatro períodos de 68 horas/aula, totalizando 272 horas de curso, além de aulas de reforço e de fixação voltadas para o Turismo Receptivo. “Ficamos muito felizes com esta certificação. É uma vitória dos estudantes e, também, nossa, da Secretaria de Educação, que estamos conseguindo estruturar meios de colocar à disposição do aluno ferramentas capazes de desenvolvê-lo como profissional”, ressaltou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

O estudante Dilton Roberto Júnior, do Colégio Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, fala das expectativas após finalizar o curso. “Estamos chegando em ano de Copa do Mundo, e acho que pode nos ajudar muito. Além disso, Salvador é uma cidade turística”, ressalta.

Outra estudante, Sara Bonfim, do Colégio Estadual Sete de Setembro, em Paripe, também destaca a importância do curso. “Já penso em algum estágio que possa absorver esse meu conhecimento”, afirmou.