Gincana faz parte das comemorações pelo Dia do Estudante e é composta de tarefas de conhecimentos gerais e artísticos

Palavras-chave:

O Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, realiza, até quinta-feira (14/8), a III Gincana do Estudante. A atividade, composta de tarefas de conhecimentos gerais e artísticos, faz parte das comemorações pelo Dia do Estudante, celebrado na última segunda-feira (11/8), e tem como tema os centenários de nascimento do político Rômulo Almeida e do músico Dorival Caymmi, além dos 100 anos da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os objetivos do evento, está a integração da comunidade escolar da unidade.

“Temos, na escola, uma comunidade estudantil com uma visão crítica do mundo bem aguçada, e isso faz com que nossos alunos se mobilizem enfaticamente nas atividades que promovemos, a exemplo da gincana, cujo objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil na escola, espaço onde cada um revela talentos e anseios e discute direitos e deveres como estudante. Tudo isso, no final, contribui para o seu aprendizado e exercício da cidadania”, avaliou a diretora Dione Araújo dos Santos.

Para homenagear o economista, professor e político Rômulo Barreto de Almeida (1914-1988), que dá nome à unidade, os estudantes se aprofundaram nas pesquisas sobre a sua vida e carreira. O resultado foi apresentado em formato de repente, dentro da literatura de cordel. “Os alunos estão conhecendo, de forma prazerosa, a vida e obra de figuras emblemáticas da cultura baiana, assim como aspectos culturais do nosso País referentes ao futebol. Por meio de uma linguagem lúdica, eles atraem a atenção de todos, como aconteceu o cordel sobre a biografia de Rômulo Almeida”, destacou a professora Mércia Dione de Souza Barreto, uma das coordenadoras e a idealizadora da gincana.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “É a primeira vez que estou participando da gincana, e vejo que ela me trouxe mais amadurecimento pessoal e proporcionou uma maior integração entre nós, estudantes, sem falar no conhecimento geral que adquirimos por meio das tarefas”, relatou o estudante Ruan Carlos Jacobina, 2º ano. Ele disse, ainda, que, por meio do evento, conheceu um pouco da história de vida do fundador da sua escola e dos desafios para inaugurar a unidade, que começou pequena e hoje acolhe 1.500 estudantes.

Programação – Nesta quarta-feira (13/8), segundo dia da gincana, aconteceram atividades recreativas que testaram conhecimentos gerais dos estudantes, a exemplo do Quizz de perguntas envolvendo todas as disciplinas; do Crossword, um jogo de palavras cruzadas no idioma inglês; do Brincando com Números, envolvendo cálculos matemáticos, e Caçadores das Palavras Perdidas, um jogo de caça-palavras dentro dos temas da gincana.

No último dia do evento, nesta quinta-feira (14/8), os participantes desenvolverão atividades artísticas envolvendo o folclore brasileiro dentro dos temas da gincana, com destaque para o centenário do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi.

Notícias Relacionadas