Ginásio de Esportes do ICEIA sedia competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública

O Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos (CEEP) Isaías Alves (ICEIA) sediou, nesta quarta-feira (24), os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). Os jogos são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com a participação de estudantes, professores, gestores escolares, equipe técnica e organizadores das redes públicas municipais, estadual e federal, com objetivo de estimular a cultura corporal e o esporte como parte do currículo na Educação Básica. Nesta quarta-feira (24), as estudantes dos colégios estaduais Edson Carneiro e Helena Magalhães, jogaram na modalidade Basquete Feminino, e os alunos do próprio ICEIA e da Escola Municipal Alfredo Amorim disputaram o Basquete Masculino.

O estudante João Victor Sales, 16, 1º ano de Computação Gráfica, do CEEP/ICCEIA, que venceu a disputa, falou sobre o seu interesse pelas atividades esportivas, em especial o basquete. “O esporte me proporciona momentos maravilhosos ao lado de meus colegas. É muito gratificante e me estimula, pois quero ser, futuramente, educador físico”. Victor foi o cestinha de todo o campeonato, o que significa que ele fez mais pontos (cestas) que todos os outros atletas, incluindo os dos times de outras escolas.

O colega Rubi Ângelo Trindade, 17, 1º ano, completou, afirmando que o enriquecimento do aprendizado é estimulado pelo esporte. “Ganhei mais confiança em mim mesmo, me tornei mais ativo, já que a escola é em período integral. Estes momentos da prática de esportes, unido aos estudos, me trazem muito aprendizado”. Ângelo foi o cestinha do jogo de hoje, marcando 20 pontos na partida. O time do CEEP/ICEIA foi motivo de orgulho da diretora Maribel Costa Silva. “Estou bastante feliz. Já temos a cultura de incentivar o esporte nos alunos, pois é uma forma de ajudar no desempenho dos estudantes que estão nos times. Eles melhoram muito nos estudos com este estímulo, além de incentivar a boa convivência com os professores”, destacou.

O professor treinador do time do CEEP/ICEIA, Lauro Gurgel Oliveira Júnior, relatou que a vitória trouxe a sensação de dever cumprido. “O aluno, hoje, precisa de estímulo. Vejo aqui muitos deles criarem vínculos de socialização, disciplina, saber ganhar e perder e, o principal de tudo, aprender a igualdade, que é o foco de tudo, a boa vivência com os colegas”. O articulador do JERP do Núcleo Territorial de Salvador (NTE 26), José Nathan, também falou sobre a importância dos torneios para a formação dos estudantes. “O objetivo é fortalecer o esporte estudantil e uma melhor educação através do esporte, além de promover a qualidade de vida dos alunos participantes”, destacou.

Fim de semana - Os jogos continuam neste sábado (27), às 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), no bairro do Barbalho, em Salvador, entre os estudantes do Colégio Estadual Ministro Aliomar e da Escola Municipal Alfredo Amorim, na modalidade Futsal. No mesmo local, haverá competições também entre os alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela x da Escola Municipal Alfredo Amorim e do Colégio Estadual Nelson Mandela x Colégio Luiz Tarquínio.

Ação governamental - O JERP acontece por etapas (Escolar, Municipal, Polo, Territorial, Zonal e Estadual). Já na etapa estadual, os estudantes irão disputar os Jogos Escolares da Bahia, promovidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). As duas ações são políticas públicas do Governo do Estado para fomentar o esporte e o protagonismo dos estudantes na Bahia, por meio das secretarias da Educação, da SETRE, além da Casa Civil.