Formaturas de novos técnicos fortalece os territórios Piemonte do Paraguaçu e Sertão Produtivo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio no município de Caculé, no Território Piemonte do Paraguaçu, e no município de Itaberaba, no Território Sertão Produtivo. Os concluintes são jovens que, agora qualificados, iniciam uma nova fase em suas vidas e comemoram a inserção no mundo do trabalho, a aprovação em concursos ou o ingresso em universidades.

Neste sábado (15/02), o Cetep Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, forma 212 técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Manutenção e Suporte em Informática, Enfermagem e Agricultura. A colação será celebrada no Ginásio de Esportes Rafael Oliveira, às 19h30. Também no sábado, o anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), em Caculé, realiza, às 19h, na Câmara de Vereadores, a solenidade de formatura de 28 técnicos de nível médio em Agroecologia.

Emerson Souza dos Santos, 18 anos, é um dos formandos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, pelo Cetep Piemonte do Paraguaçu I. Ele conta que já está trabalhando na área. “Se não fosse o curso técnico, não estaria inserido no mercado. Na empresa na qual trabalho, faço parte de uma equipe responsável pelo sistema composta por profissionais experientes, e tenho meu trabalho respeitado. O aprendizado que obtive ao longo do curso, e junto ao estágio, me deixou seguro para, hoje, executar as atividades como um profissional de informática”, contou o jovem que, há um mês, trabalha na Brasil Kirin, na Central de Processamentos de Dados.

Já Maria Sara Alves de Assis, 18 anos, formanda do curso técnico em Enfermagem, também pelo Cetep Piemonte do Paraguaçu I, está muito satisfeita com a formatura e com aprovação no vestibular. “Quem não se sente realizado com a aprovação no vestibular? Estou muito satisfeita. Apesar de ter sido aprovada para área de educação, terei mais uma formação, tendo a possibilidade de somar mais conhecimentos. Mesmo assim, vou continuar tentando vestibular para Enfermagem, área que também sou apaixonada”, disse a concluinte que irá cursar Pedagogia na Uneb, em Itaberaba.         

Formação - No período do curso, os estudantes aprendem fazendo relação entre teórica e prática. Eles constroem e desenvolvem conhecimentos, habilidades e valores que possam conduzir à sua formação profissional, em dimensões conceituais, sempre contextualizadas com o mundo do trabalho e o território.

Notícias Relacionadas