Finais do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3 definem representantes para o Mundial da Índia em 2020

Palavras-chave:
Foi encerrada, nesta sexta-feira (8), a quarta edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3,  após três dias de competição no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Os jogos finais e a cerimônia de premiação, com entrega de medalhas aos times campeões nas categorias masculino e feminino, das séries Ouro, Prata e Bronze, contaram com a presença do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues; o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho; e representantes da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).
 
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do esporte como ferramenta pedagógica nas escolas. “A proposta é intensificarmos o esporte nas escolas da rede pública baiana, fortalecendo a aprendizagem dos estudantes. Em 2020, queremos promover as atividades nas escolas, e, ainda, estreitar esse relacionamento com a CBDE. Quero parabenizar a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) pelo trabalho realizado nesta quarta edição do campeonato e reafirmar que esta é uma política de governo que o governador Rui Costa está priorizando como elemento na melhoria da educação na Bahia”, disse.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
Segundo o diretor geral da SUDESB, Vicente Neto, a ideia é promover mais campeonatos estudantis nas diversas modalidades. “Temos estreitado a parceria com confederações brasileiras esportivas, principalmente aquelas ligadas ao esporte escolar. O fortalecimento desse segmento é o nosso objetivo com o apoio a esses campeonatos de modalidades diversas. Por isso, esse brasileiro de basquete e, também, os Jogos Univertários Brasileiros, que acabamos de sediar na Bahia. Em breve, teremos o nacional de Badminton", ressaltou.            
 
Representando a Bahia, o estudante João Vitor dos Santos, 16, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaias Alves, falou da oportunidade de disputar um torneio nacional. “Podemos aprender muito com atletas de outros estados. Sei que poderíamos chegar mais longe, mas é um aprendizado. Fico feliz de a escola promover o esporte e termos esta chance de jogar campeonatos deste nível”, exaltou.
 
Disputaram o torneio mais de 200 atletas de 15 a 18 anos dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Somando com os membros da comissão técnica e os dirigentes oficiais, cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas com o evento. O campeonato valeu vaga para o Mundial ISF da modalidade, que acontece em 2020, na Índia. A modalidade de Basquete 3x3 estreará nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.
 
Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CDBE), em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e com o apoio do Governo do Estado por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a competição é sediada na Bahia pelo segundo ano consecutivo.
 
Confira os campeões:
 
- Feminino
 
Sério Ouro: ADN MASTER – RJ
Séria Prata: ESCOLA ESTADUAL RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO – MG
Sério Bronze: MARISTA NATAL – RN
 
- Masculino
 
Sério Ouro: SALESIANO DOM BOSCO – RN
Séria Prata: SOCIEDADE ESCOLAR DE SANTA CRUZ – RS
Sério Bronze: E. E. ELIANA DE FREITAS MORAIS - CMPM VII – AM

Notícias Relacionadas