Festival Literário Nacional (FLIN) reúne estudantes e jovens leitores

Fotos: Pedro Moraes / SECBA
O segundo dia da programação do Festival Literário Nacional (FLIN), realizado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, foi marcado pelo debate da relação entre os jovens com os livros e a leitura. Com a participação de nomes consagrados da literatura, como Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk e Auritha Tabajara, estudantes de diversas unidades de ensino de Salvador participaram ativamente do evento, com perguntas, debates e expressão da arte, através da música, prosa e poesia.

A estudante do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Isabela Oliveira, 15, 1º ano do Ensino Médio, fã do rapper Baco Exu do Blues, participou de uma conversa com o cantor no primeiro dia e, nesta sexta-feira (10), conferiu as novidades da literatura fantástica e de romance. “Moro em Cajazeiras e é a segunda vez que venho na FLIN. Acho uma experiência maravilhosa. Adoro artistas que dialogam sobre a negritude, então nesta edição vim ver meu músico predileto e mais detalhes da obra de Djamila Ribeiro e Antoine de Saint-Exupéry, bem como os lançamentos românticos, que adoro ler”.

Débora Ellen, 15, 1º ano do Ensino Médio, reuniu os colegas do Colégio Estadual Eduardo Bahiana e veio ver os debates e conhecer os lançamentos. “Sempre amei literatura, mas é a primeira vez que vou a uma feira com o tema. Estou encantada com a programação; gosto de ler romances, em especial os títulos policiais, porém estou olhando coisas novas para conhecer novos estilos e autores. Eventos assim incentivam a leitura e a formação de novos apreciadores dos livros.

Na programação, o espaço Arena contou com duas mesas temáticas. No debate "Onça que ruge, onça que fala", o foco foi a luta pelos direitos
sociais, com a participação de  Micheliny Verunschk, autora de "O som do rugido da onça", e de Auritha Tabajara, autora do livro “Magistério indígena em verso e prosa”. A mesa foi mediada pelo jornalista e professor da UNEB, André Santana. Ainda sobre o tema, na mesa "O mundo que nos resta a partir de agora", o radialista e estudioso de Literatura Brasileira Renato Cordeiro mediou o encontro de Itamar Vieira Junior, autor de "Torto arado", e da escritora Paulliny Tort, que assina o livro de contos "Erva brava".

No espaço Tenda, foi realizado um bate-papo com o tema "Os livros, a leitura e suas crias". O encontro contou com a participação do leitor Adriel Bispo, de Felipe Sacramento, vencedor de uma das edições do Concurso Escritores Escolares e de Ana Beatryz, aluna do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras. O grupo debateu a relação da juventude com a literatura e foi mediado pela  professora do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Liliane Vasconcelos.  A programação do dia foi finalizada pelo show de Hiran Guedes.

Neste sábado (11), acontece o último dia de feira. Pela manhã, os artistas Bixarte, Esteban Rodrigues e Alex Simões, vão realizar um debate sobre a "a mente sã em corpos trans". A tarde, "a resenha, o riso, o limite" promete  falar sobre a comédia diante de um contexto ético e social. Para o tema, os humoristas Jhordan Matheus e Tiago Banha irão conversar com a plateia. Confira a programação completa aqui: http://www.flin.ba.gov.br/programacao/