Festival da Canção encerra 4° Encontro Estudantil com muita animação

Foto: Amanda Oliveira/ Secom Bahia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Histórias de vida, sentimentos e experiências foram traduzidos em canções apresentadas, na noite desta sexta-feira (4), durante o 8° Festival Anual da Canção Estudantil (Face), evento que encerrou o 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual. Quinze composições, selecionadas entre 1.054 escolas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), fizeram a alegria de quem compareceu à Arena Fonte Nova, em Salvador. Para Lais Andrade, 18 anos, aluna do Colégio Estadual Amélia Amado, em Itabuna, cantar no Face significou a realização de um sonho.
 
"A gente faz muita coisa boa durante o ano e as pessoas não sabem. Poder mostrar o que produzimos é especial. Todo mundo que ama cantar quer cantar para muita gente, se mostrar. Hoje tive essa oportunidade e foi perfeito", comemorou a estudante.
 
As canções, com diferentes gêneros - reggae, rock, pop, pagode, samba e axé – foram desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual em ambiente escolar. Eles abordaram diversos temas ao longo do ano letivo, que contribuíram para o aprendizado dentro e fora da sala de aula.
 
"Esse movimento em conjunto de busca do conhecimento, por meio da arte, permitiu muita troca de experiência entre eles e com os professores também. Tudo isso tem um valor enorme, pois ajuda a formar o caráter", afirmou a Rowenna Brito, professora do Colégio Estadual Mário Costa Neto, localizado no bairro da Federação, na capital.
 
Fotos: Amanda Oliveira/ Secom Bahia
Premiados
 
O evento, que ainda teve um show da banda Cidade Negra, coroou estudantes de mais de 300 escolas pelo empenho individual e coletivo. Três canções foram escolhidas pelos jurados. Os alunos Felipe Santos Pires, com a música ‘Desafinados’, Carlos Bruno da Câmara, com ‘Vamos Cuidar da Natureza’, e Gabriele Silva Santos, com ‘Amizade Acima de Tudo', foram os premiados no 8° Face. Jaqueline de Jesus Santos e Roberto Clarisseau Macial Neto conquistaram o título de melhores intérpretes.
 
“Essa é a primeira vez que participo do Face e não esperava vencer. Queria ter o prazer de participar e venci todas as etapas. Estou muito feliz”, festejou Gabriele Silva Santos. Ela e os outros vencedores ganharam instrumento musical. 
 
 
O governador Rui Costa, que entregou os prêmios, acompanhou todo o espetáculo da arquibancada ao lado dos estudantes. Em breve pronunciamento no palco do festival, o governador homenageou os donos da festa. “Eu sou produto de escola pública. Viva os estudantes!”.
 
A mostra do projeto Dança Estudantil (Dance) também teve a final realizada nesta sexta. Pela tarde, o espetáculo reuniu dança indígena, africana, populares regionais e de rua reafirmando o interesse dos estudantes pelas criações coreográficas. 
 
Grande público
 
Iniciado na quarta-feira (2), o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual atraiu mais de 30 mil pessoas para a Arena Fonte Nova. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o evento refletiu ações promovidas pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Nos três dias do encontro, quatro mil estudantes, da capital e do interior, ocuparam os diferentes níveis da Arena, com exposição de projetos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da rede estadual.
 
"Foi um sucesso. Conseguimos fortalecer a educação por meio da arte e motivar os jovens para continuarem estudando e caminhando em direção aos seus sonhos", constatou o secretário de educação, Osvaldo Barreto. 
 
As famílias também celebraram o conhecimento gerado nas escolas da rede estadual. A conselheira tutelar Elenice Gonçalves veio da Chapada Diamantina para Salvador acompanhar a filha Estefane no evento. Para ela, a família deve estar presente em todas as etapas da vida de uma pessoa.
 
"Nós estamos sempre juntas. O jovem precisa do suporte da família, assim como da escola. Achei importante vir com ela para o Encontro, que tem uma proposta muito interessante", ressaltou.
 
  • Leia os depoimentos dos vencedores do Face 2015
 
Felipe Santos Pires (Compositor e Intérprete), 17 anos, 3º ano, Col. Est. Vitor Soares, Salvador, NRE 26 - Canção: Desafinado.
 
“Minha música é um reggae puxado para o MPB e a inspiração da letra veio com minha reflexão sobre desafinação, pois, é algo que faz parte da vida de um músico porque todos passam por isso até serem afinados de fato. Eu acho que a música é quem escolhe o compositor, ela vem pronta e flui na nossa mente através da inspiração. Estou muito feliz e satisfeito com o resultado porque todos os finalistas foram muitos bons, cada um com seu estilo e forma de cantar”.
 
Carlos Bruno de Câmara Santos (Compositor e Intérprete), 15 anos, 3º ano, Col. Est. Leônidas Araújo Silva, Tabocas do Brejo Velho, NRE 23 - Canção: Vamos Cuidar da Natureza.
 
“A inspiração para essa música veio de minha cidade, Tabocas do Brejo Vejo, que tinha um riacho poluído e muito desmatamento. Na letra chamo a atenção das pessoas para preservar e conservar o meio ambiente. Gosto muito de cantar e a influência musical está na minha família, pois, tenho parentes que são músicos. Esta é minha primeira vez em Salvador e nunca pensei que iria cantar na Fonte Nova e ainda sair vitorioso no festival. É uma experiência nova, que só vem a somar na minha vida e daqui pra frente não deixo a música mais não”.
 
 
"Eu acho que a música é quem escolhe o compositor, ela vem pronta e flui na nossa mente através da inspiração" - Felipe Santos
 
 
Gabriele Silva Santos (Compositora e Instérprete), 12 anos, 6º ano do Ensino Fundamental, Col. Est. Luiz Navarro de Brito, Jequié, NRE 22 – Canção: Amizade Acima de Tudo.
 
“Compus essa música do gênero Pop em homenagem à minha irmã que já sofreu Bullying várias vezes por ser negra e a letra focada no amor, amizade e racismo surgiu do nada e, quando percebei, já estava pronta. Para mim o Face é muito interessante porque durante o Encontro Estudantil fazemos novas amizades e trocamos experiências com outros compositores e isso é mais importante do que ganhar um prêmio, mas já que eu ganhei, não poderia ter ficado mais feliz do que estou porque fiquei muito surpresa com o resultado”.
 
Menção Honrosa:
 
Jaqueline de Jesus Rodrigues (Compositora e Intérprete), 17 anos, 2º ano, Col. Modelo Luís Eduardo Magalhães, Itaberaba, NRE 14 – Canção: E Tirar Isso de Mim.
 
“Desde pequena eu curto rock e minha maior influência é minha irmã que também adora esse gênero musical e juntas apreciamos rock gospel. Minha música passa a mensagem de tirar a máscara das pessoas que vivem o que elas não são para agradar a outras e que devemos ter personalidade e ser a gente mesmo. Sou uma cristã que curte rock e tenho o apoio da família, que é essencial. Estou muito feliz porque o Face é algo incrível que aconteceu na minha vida e vou levar muitas amizades”.
 
Roberto Clarisseau Marcial Neto (Compositor e Intérprete), 20 anos, 2º ano, Col. Polivalente de Caravelas, Caravelas, NRE 07 – Canção: Negritude.
 
“A minha canção do gênero Axé tem como inspiração o meu envolvimento com projetos sociais e filantrópicos da minha cidade sobre antropologia afro-indígena. Através da minha música tento quebrar as barreiras contra o preconceito e o racismo, para que cada pessoa valorize sua identidade e beleza negra, ou seja, a negritude. Estou muito feliz porque estou representando bem a minha comunidade do extremo sul baiano”.
 
 
Repórter: Leonardo Martins/Secom Bahia

Notícias Relacionadas