Festival Anual da Canção Estudantil marca a despedida do 5º Encontro Estudantil

Palavras-chave:

 

Foto: Sérgio Isensee
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com muita musicalidade, diferentes vozes e estilos musicais variados, como MPB, hip hop, reggae, pop-rock, forró e outros, os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), encerraram o terceiro e último dia do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado. As apresentações das 15 músicas encantaram e emocionaram o público presente, na noite desta quinta-feira (23), que lotou a arquibancada central em frente ao palco principal do evento e que reuniu, nos três dias, mais de 4 mil estudantes vindos de diferentes cidades do Estado. O FACE, que foi transmitido ao vivo pela TVE Bahia, contou, ainda, com a participação especial da cantora Margareth Menezes.
 
Em suas canções, com melodias e letras autorais, os estudantes expressaram seus sentimentos, suas paixões, experiências, histórias de vida, desilusões, superações e, também, abordaram, em seus versos, temáticas como desigualdade social, preconceito, a vida no sertão, liberdade, corrupção e violência.
 
Convidado ao palco do FACE pela apresentadora Daniela Prata, durante o anúncio dos premiados, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, exaltou o protagonismo dos estudantes baianos. “Durante estes três dias, fiquei aqui sem sair um minuto sequer. Uma coisa que mexeu comigo é que este não é um encontro qualquer. Isso aqui é uma grande jornada pedagógica, uma grande virada cultural que se instalou aqui na arena nestes dias. Isso acontece em cada sala de aula, em cada escola, os talentos que se apresentaram neste palco e em cada estande. Cada coisa chamava mais atenção do que a outra. A determinação do Governador Rui Costa é que a gente tente fazer de todas as formas, mesmo num momento de crise nacional, estamos fazendo concurso para professores e coordenadores pedagógicos, fazendo a mudança pedagógica, vamos fazer uma grande intervenção de manutenção nas escolas, aplicando recursos nesta grande virada educacional na Bahia”, disse.  
 
Entre os premiados, Sthefanny Lorrane Silva, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Ruy Barbosa, localizado em Teixeira de Freitas, que se apresentou com a canção “Cortinas”, diz que cantar pela primeira vez, em Salvador, e para um grande público, a emocionou muito. “A minha música de MPB faz uma leitura do amor de forma abstrata, contextualizando com o mundo e a poesia, através de comparações entre amar uma pessoa e se sentir inspirada por ela”, explica a jovem cantora, que compõem desde os oito anos.
 
Fotos: Gabriel Carvalho Ascom/ Educação
O estudante Vinícius Santos Lessa, 20, 1º ano, do Colégio Estadual Isabel de Melo Góes, localizado em Catu, apresentou a sua canção de reggae “A liberdade está estre nós”. “A sensação daqui é muito especial porque eu moro em um lugar onde eu não acho tantas oportunidades para mostrar o meu talento e expressar o amor que eu sinto pela música. Mas, eu achei essa oportunidade na escola através do FACE e que despertou o meu desejo de crescer na arte musical. A mensagem que eu tento trazer através dessa canção é que nós devemos ser livres, independente do que os outros pensam e falam”, destaca o jovem, que começou a cantar aos sete anos de idade.
 
As gêmeas Mayana e Mayane Barbosa Macêdo, 19, do 3º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado em Saubara, abrilhantaram a noite com seus modos peculiares de usar a voz com autenticidade e estilo próprio, ao interpretarem a música autoral, em estilo bossa nova, intitulada “Meu cantar”. “A nossa música vem da inspiração da vida, mostrando que temos que passar por cima das dificuldades e que o cantar torna as coisas mais bonitas e especiais. Foi uma experiência incrível poder cantar a nossa música na Arena Fonte Nova e isso marcou as nossas vidas para sempre”, revela, Mayana.
 
Qualidade técnica
O cantor Tonho Matéria, que participa do júri do FACE desde a primeira edição, destacou a qualidade das canções estudantis. “Acho muito importante quando as escolas se reúnem para descobrir novas vozes, novos letristas. E quando o Governo, por meio da Secretaria da Educação, compreende este olhar, trás para a gente uma nova forma de dialogar com as nossas comunidades. Nós temos jovens fantásticos, com talentos incríveis e cada ano que chego no FACE, eu me surpreendo e percebo um crescimento na qualidade vocal e técnica dos estudantes”, afirmou.
 
A cantora Juliana Ribeiro, que também foi jurada do FACE, falou sobre a importância do projeto para a juventude. “O FACE é uma iniciativa muito interessante pelos estímulos, porque existem muitos jovens que compõem e têm o artístico dentro de si e não têm onde colocar. O festival estimula estes jovens a escrever, a compor e a mostrar as suas composições. Ao estarem aqui, eles estão quebrado rupturas internas, mostrando seus talentos e tendo uma noção do que é ser profissional da música”, destacou.
 
A coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, ressalta a importância do FACE para a vida dos estudantes. “Trata-se de uma experiência rica e pioneira na Bahia e há uma década o FACE vem fazendo sucesso, pois foi inspirado nos antigos festivais e, quando a gente menos imagina, tudo vira uma música no universo estudantil. Este projeto foi reconhecido, em 2009, pelos Estados Ibero-americanos e Caribenhos como umas das cinco experiências mais significativas do país. O FACE, assim como os demais projetos estruturantes, é o passaporte para os estudantes virem para a capital, conhecer os monumentos históricos da cidade, descobrir o mar e brilhar no palco e na vida”, comemorou.
 
PREMIADOS DO FACE 2017:
 
Cortinas – Sthefanny Lorrane dos Santos Silva (compositora e intérprete), 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, Teixeira de Freitas, NTE 07 – Teixeira de Freitas.

A liberdade está entre nós – Vinicius Santos Lessa (compositor e intérprete), 19 anos, 1° ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Maria Izabel de Melo Góes, Catu, NTE 18 – Alagoinhas.

Subconsciente – Daniel Lima Batista (compositor e intérprete), 17 anos, 2° ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Imaculada Conceição, NTE 19 – Feira de Santana.

Melhor intérprete feminina

Dandar pra ganhar vintém – Glecia Élen Ferreira da Silva (compositora e intérprete), 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual César Borges, Valente, NTE 04 – Serrinha.

Melhor intérprete masculino

Outro universo – Aleksander Santos Sousa (compositor), 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Ismael Lemos da Silva Rocha (intérprete), 16 anos, 1° ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Eurides Santana, Poções, NTE 20 – Vitória da Conquista.

Notícias Relacionadas