Feira de Ciências e de Matemática abrem o I Encontro Estudantil

Mais de 200 estudantes e 150 professores das escolas estaduais de vários municípios estão mostrando seus experimentos científicos e de matemárica na 2ª Feira de Ciências da Bahia e a 7ª Feira Baiana de Matemática, que foram abertas oficialmente nesta segunda-feira (26/11), no Passeio Público (Campo Grande), com a presença do Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A previsão é de que 13 mil estudantes participem das duas feiras, que termina nesta terça, com funcionamento das 9 às 18h, no Passeio Público.

Os dois eventos integram o I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, que acontece em vários espaços do Centro Histórico de Salvador, até dia 30 de novembro, apresentadando a culminância de projetos científicos, artísticos e culturais, desenvolvidos por estudantes da rede estadual. Também destaque na progrmação, o pré-lançamento do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que vai funcionar no Colégio Central (Nazaré).

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Essa é uma semana gloriosa para o ensino básico da Bahia porque estamos realizando um conjunto de projetos, dentro do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, que têm como objetivo principal o fortalecimento da escola”, disse o secretário Osvaldo Barreto, na abertura das feiras, citando, ainda o IV Sarau Estadual do Tempos de Arte Literária (Tal), que acontece dia 28, na Praça das Artes (Pelourinho), a 5ª Mostra do Artes Visuais (Ave), dia 29, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), e o V Festival Anual da Canção Estudantil (Face), dia 30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).

Antes de inaugurar a 2ª Feira de Ciências da Bahia e a 7ª Feira Baiana de Matemática, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, percorreu alguns dos 150 stands instalados no local com os experimentos desenvolvidos pelos estudantes de diversos territórios da Bahia. “Senti o orgulho deles ao exibirem seus projetos, frutos de trabalhos que visam a construção do conhecimento”, disse o secretário, que ficou impressionado com a desenvoltura da estudante Ana Karolina Ferreira de Moraes, do Colégio Estadual Jerônimo Rodrigues Ribeiro, do município de Uauá, ao explicar o projeto de cura da gastrite através de plantas da caatinga como aroeira e folhas de melão São Caetano.

A diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla, disse que eventos como estes tem o objetivo de contagiar os estudantes para que eles possam abraçar a educação científica.  “Com o encantamento dos jovens pelas ciências e pela matemática, estaremos contribuindo para o nosso estado alcançar um patamar científico mais elevado”, disse a professora, ressaltando a parceira da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado, destacou a parceira com a Secretaria da Educação do Estado visando a ampliação da produção científica. “Eventos como esses aumentam a participação das pessoas e sua percepção para a importância das ciências na nossa sociedade”.

Acompanhado de seu orientador, Abraão Matos, o estudante Jonatas Borges, do Colégio Estadual Dona Amélia Amado (Itabuna), apresentava a prótese de tecido para elevação e desempenho de atletas e práticas desportivas com foco na velocidade. “É a primeira vez que participo da feira e estou com uma grande expectativa de absorver o máximo de conhecimentos que podem servir de ideias para outros projetos”, disse.

A estudante Emily Antunes, 15 anos, do Colégio Estadual Eduardo Bahiana (Cajazeira), também se mostrava interessada com as explicações que ouvia em cada stand por onde passava. “Acho muito importante ter esse conhecimento e levá-lo para sala de aula, sempre buscando novos interesses”, disse.

Encontro Estudantil – Uma série de atividades envolvendo ciência, matemática, música, literatura, artes visuais e cinema reúne estudantes da rede estadual da Bahia no I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, até dia 30 de novembro, com entrada aberta ao público.

No evento, que visa valorizar as produções estudantis desenvolvidas na escola e apresentadas em mostras, feiras, sessões fílmicas e festival de canções, os estudantes demonstram seus conhecimentos, expressões, criatividade e talentos, além de participarem de expedições a museus, ateliês de arte, monumentos históricos e compartilharem ideias e experiências em conferências, palestras e debates.

Fazem parte também do evento os projetos  Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), todos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nas escolas públicas estaduais. As atividades acontecem em espaços como o Palácio da Aclamação, Passeio Público, Largo do Pelourinho, Centro de Cultura da Câmara Municipal, Praça Thomé de Souza e Concha Acústica do Teatro Castro Alves.