Fanfarras intensificam ensaios para festividade cívica do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr / SECBA - Ilustrativa
No próximo dia 2 de julho, a população baiana irá comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Uma parte importante da festa cívica é a participação de 25 fanfarras da rede estadual de ensino da capital baiana e da Região Metropolitana (RMS), que vão desfilar pelas ruas do Centro Antigo de Salvador. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vem investindo na cultura musical com a manutenção das fanfarras e distribuição de kits contendo 28 instrumentos musicais, além de incentivar a formação dos grupos escolares, que já totalizam 241 fanfarras em todo o Estado, envolvendo mais de 1.500 participantes. 
 
A cinco dias do desfile cívico, a comunidade escolar intensifica os preparativos, se dedicando aos ensaios para aperfeiçoar as técnicas e afinar os instrumentos. “As fanfarras escolares têm relevância no espaço educativo e atuam como estratégia para auxiliar na formação musical e social e aproximar a escola da comunidade. Acreditamos que, assim, fortalecemos nossa presença em todo o Estado, investindo na Educação dos estudantes com arte, música, na perspectiva de também incentivar a cultura da paz”, explica a superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante.
 
No Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, localizado na Lapinha, a fanfarra é formada por 70 integrantes, entre moradores do bairro, alunos e ex-alunos da instituição. “É um elemento social e agregador de grande importância no espaço educativo. Além de proporcionar momentos de confraternização, as fanfarras possibilitam também trabalhar com os aspectos históricos e culturais”, ressalta a diretora da instituição, Cristina Rezende.
 
Segundo a diretora, os integrantes da fanfarra, que também participaram, no último sábado, da festa cívica de transferência da sede do governo de Salvador para Cachoeira, no Recôncavo Baiano, vêm realizando ensaios desde o início do ano letivo. Assim, avalia a gestora, eles estão preparados para o percurso de cinco quilômetros do desfile do próximo domingo, com saída no Barbalho em direção à Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador.
 
Investimento – Este ano, já foram investidos mais de R$ 1 milhão, direcionado à manutenção das fanfarras, incluindo a aquisição de novos instrumentos, uniformes, alimentação e transporte para os integrantes das fanfarras. Além das 25 unidades escolares que vão participar do evento cívico do 2 de Julho, em Salvador, outras instituições do interior da Bahia também foram contempladas como uma forma de estimular as ações que fortalecem as manifestações em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil. 
 
Sobre as fanfarras - As fanfarras são uma das ações estratégicas da SEC que visam contribuir para a sua efetivação, conforme a Lei n° 11.769/2008, como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e/ou coletivo e das expressões artísticas e corporais, garantindo a permanência e qualificando as aprendizagens. As fanfarras escolares fazem parte do calendário das comemorações cívicas da Bahia não apenas no 2 de Julho, mas, também, em outras festas comemorativas, a exemplo do 7 de Setembro, que marca a Independência do Brasil.
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas