Fanfarras escolares levam música e alegria ao desfile do Dois de Julho

Palavras-chave:
Fotos: Ascom/Educação
Estudantes integrantes de 21 fanfarras escolares deram um tom especial ao desfile do Dois de Julho, na manhã desta terça-feira (2), em Salvador. Ao todo, mais de 1.200 estudantes participaram do cortejo cívico, na capital baiana, em comemoração aos 196 anos de Independência da Bahia. Os alunos desfilaram do Largo da Lapinha até a Praça Municipal, animando o público que assistia ao desfile com um repertório composto por samba, música popular brasileira, marchinhas, além do aclamado Hino ao 2 de Julho. As fanfarras abrilhantaram, também, o desfile nas cidades de Valença, Brejões, Porto Seguro, Gandu e Uauá. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhou todo o desfile e destacou a importância da Educação e das fanfarras nas homenagens à Independência da Bahia. "Esta é uma data importante para a Bahia e para o Brasil, quando o povo caminha pelas ruas da capital baiana para celebrar a nossa data magna, o nosso Dois de Julho, e a Educação tem uma participação essencial nos festejos, através das 
nossas fanfarras. Os nossos estudantes se envolvem com força e peso para dar conta do tamanho desta data para toda a Bahia", destacou. 
 
 
As fanfarras levaram muita alegria, emoção e música para as pessoas que acompanharam, atentas o desfile e os estudantes fizeram questão de fazer bonito nesta data tão importante para a história do povo baiano. Foi o que aconteceu com o estudante Adriano Ribeiro santos, 20 anos, 1º ano do Ensino Médio e balizador da fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro. "É uma emoção inexplicável participar desta data tão importante para nós baianos. Eu, como balizador, tenho a função de chamar a atenção do público que nos assiste e é muito gratificante ver o brilho no olho de cada um", afirmou o estudante que participa do desfile cívico pela segunda vez.  
Fotos: divulgação e Ascom/Educação
 
A estudante Tailane dos Santos, 21 anos, integrante da fanfarra do Colégio Estadual Dois de Julho, fala sobre sua participação no desfile. "Ensaiamos durante todo o ano para dar o nosso melhor e ver todo mundo nas ruas nos aplaudindo me emociona demais. Gosto muito de fazer parte desse grupo", afirmou a estudante que participa do desfile pela quinta vez e fala da sua gratidão em fazer parte de uma fanfarra. "A fanfarra mudou a minha vida. Através dela, aprendi a tocar instrumentos musicais e hoje eu toco o trompete”, completou. 
 
Interior do Estado
Em Porto Seguro (a 592 km de Salvador), os estudantes do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS) levaram música para o centro da cidade histórica. A estudante Maria Eduarda, 15 anos, festeja a sua participação na importante data para o Estado. "Estou muito feliz e emocionada em participar, pela primeira vez, do Dois de Julho", afirmou a estudante que toca prato e caixa na fanfarra da unidade de 
ensino.

Notícias Relacionadas