Fanfarras escolares ensaiam para o Desfile da Independência

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os festejos pela Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, estão movimentando os estudantes das escolas da rede estadual. Em Salvador, cerca de 700 alunos, divididos em nove fanfarras, realizam ensaios nas unidades escolares para a apresentação durante o desfile, que acontece entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. No interior, 51 fanfarras participam dos desfiles.
 
Na capital, entre as escolas participantes, está a fanfarra do Colégio Estadual Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, onde os estudantes ensaiam de segunda a sexta, das 12h às 13h30 e no sábado de 14h às 18h. “Apesar de termos uma rotina de ensaios o ano inteiro, nesta ocasião intensificamos ainda mais o trabalho”, explica o coordenador da fanfarra, Neijivan Pereira, que também atua nos Colégios Estaduais Dinah Gonçalves, em Valéria, e Colégio Estadual Azevedo Fernandes, no Pelourinho. Ele fala sobre a participação dos estudantes. “É importante para trazer o sentimento cívico aos jovens, por meio de um repertório que inclui os Hinos Nacional e da Bandeira, entre outras músicas patrióticas”.

“Para participar, os estudantes têm que estar com boas notas e com regularidade na escola", André Luis Queiroz, coordenador da fanfarra

Com 60 estudantes, a fanfarra do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, além de incentivar o gosto pela música, serve como motivação para que os estudantes melhorem o desempenho em sala de sula. “Para participar, os estudantes têm que estar com boas notas e com regularidade na escola. E isso também contribui para melhorar a disciplina”, afirma o coordenador da fanfarra, André Luis Queiroz. Com ensaios nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h, André ressalta a preparação para o desfile. “Temos 18 músicas no nosso repertório de diversos estilos e, nesta época, é natural incluirmos mais algumas. Com certeza, esses eventos são o coroamento deste trabalho com os jovens e eles se empenham muito para tudo sair benfeito”.

Fanfarra na educação
A Secretaria da Educação do Estado vem buscando, desde 2007, alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo.
 
Confira abaixo a relação das escolas que irão participar do desfile em Salvador e horário dos ensaios

Unidade Escolar
Endereço
Ensaios
Colégio Estadual Raphael Serravalle
                                                   
Rua Guilard Muniz S/N
Pituba
 
Segunda a sexta, às 12h às 13h
Sábado - 8h30
 
Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães
 
Rua Padre Eloy S/N
Vasco da Gama
 
Segunda, quarta e sexta, às 17h
Colégio Estadual Manoel Novaes
 
 
Rua Araújo Pinho - nº 30
Canela
 
Segunda a sexta, das 12h às 13h30
Sábado, às 14h e às 18h
 
Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira
 
 
Rua Ana Mariane Bittencourt - São Caetano
 
Terça e quinta, das 11h45 às 13h
Sábado, das 8h às 12h
 
Colégio Estadual Aplicação Anísio Teixeira  
 
Rua Vale da Muriçoca S/N - Paralela
 
Quarta, sexta e domingo, às 17h30
Colégio Estadual Dois de Julho
 
 
Rua Melo Morais Filho nº 311- Faz. Grande do Retiro
 
Diário, às 17h
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
 
 
Conjunto Antônio Franco 328, Rua A - Valéria
 
Segunda e sexta, das 16h às 19h
 
Colégio Estadual Azevedo Fernandes
 
Praça José de Alencar nº 11- Pelourinho
 
Terça, às 16h e 19h
 
Colégio Estadual Dr. Ailton Pinto de Andrade
 
Aterro de Joanes Centro Oeste S/N – Lobato
 
Domingo, às 15h

 

Notícias Relacionadas