Fanfarra do Duque de Caxias e o Neojiba integram o Bloco Fique de Olho no bairro da Liberdade

Palavras-chave:
Fotos: Daniele Rodrigues/Ascom SJDHDS
Na tarde desta quinta-feira (21), no tradicional bairro de Salvador, a Liberdade, alunos, professores, comerciantes, moradores do bairro se uniram para amplificar a mensagem da campanha "Fique de Olho!", da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação, que tomou conta das ruas do popular bairro, tem como objetivo conscientizar a reforçar junto à população a importância de denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes pelo Disque 100. 
 
“A Liberdade é um celeiro cultural, um bairro histórico em arte e cidadania e que tem uma tradição em festas de rua, à exemplo do desfile do mais tradicional bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê. Acho fundamental trazermos a campanha Fique de Olho, reforçando a vigilância para garantirmos a proteção de um público tão vulnerável”, afirmou Caruso Costa, articulador da ação na comunidade e assessor técnico da Coordenação de Políticas para a Juventude da SJDHDS. A ação também contou com as presenças da coordenadora de Proteção a Criança e ao Adolescente, Iara Farias, e pela coordenadora de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, Maria Fernanda Cruz, ambas da SJDHDS. 
 
A concentração do Bloco, realizada no Plano Inclinado, contou com uma apresentação musical dos alunos que compõem o Núcleo de Orquestra Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba) da Liberdade. Jucilene Macedo, mãe das gêmeas Ana Júlia e Maria Luisa, de 11 anos, que integram a orquestra do Neojiba, disse que faz questão de participar de ações que incentivem a proteção de crianças. “A gente vê tanta criança sofrendo com as violências ao nosso redor e encontrar na música uma oportunidade de viver a infância como deve ser vivida - com amor, educação, arte e proteção -, é maravilhoso. Por isso, faço questão de acompanhá-las em todas as apresentações, ainda mais nesta de hoje, que tem uma importância gigantesca para ficarmos atentos”, disse. 
 
O percurso foi acompanhado pela fanfarra do Colégio Estadual Duque de Caxias, a Fanduc, uma das contempladas com instrumentos de sopro, no ano passado, pela SJDHDS, durante a ação de reestruturação das fanfarras escolares na Bahia. “Muito importante essa integração da escola com a comunidade. Isso fortalece o envolvimento social dos alunos, além de chamar atenção para a temática da campanha”, explicou a diretora da unidade escolar, Eliete Santos. 
 
Diversos materiais informativos (ventarolas, panfletos e cartazes) foram distribuídos para quem estava trabalhando, caminhando pelas calçadas e, também, para quem circulava na região em carros particulares e transportes públicos.  “Coisa linda de se vê! Vocês estão de parabéns com essa ação, chamando a atenção para algo muito importante. Dobrarei minha atenção e ficarei de olhos bem abertos para denunciar”, disse dona Val, comerciante local. 
 
Ainda na ação, centenas de alunos da Escola Estadual Pierre Verger e do Colégio Tereza Conceição Menezes, levaram cartazes em reforço à campanha e, também, aproveitaram o momento para reforçar a necessidade de proteção à mulheres vítimas de violências domésticas. De acordo com os jovens Andressa Góes, 20, e Lucas Neves, 17, “esse tema precisa ser tratado em todas as festas populares. Isso vai ajudar a disseminar que esses crimes acontecem e muitas vezes não os enxergamos. Nossos vizinhos, amigos e parentes precisam estar envolvidos com a causa”, declararam.
 
Fonte: SJDHDS

Notícias Relacionadas