Exposição de obras do AVE encerra hoje

Palavras-chave:

O Espaço Cultural Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa, em Salvador, encerra hoje (sexta-feira 23/03), a exposição das obras de arte estudantis. O acervo, com cerca de 30 peças, faz parte da 4ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE-2011), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nas escolas estaduais. A exposição, promovida pela Escola do Legislativo, fica aberta das 9 às 18 horas, inclusive no horário do almoço. A entrada é gratuita.

Pinturas em tela, desenhos a grafite, montagens e colagens são algumas das técnicas utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental e médio para expressar suas percepções. "O estudante é sujeito de criação, produtor do conhecimento. Eles são livres para retratar o mundo da forma como eles o percebem. Eles retratam a Bahia, o Brasil, questões ambientais, o amor, o desamor, as pessoas", explica a coordenadora de projetos intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, ressaltando que o AVE envolve mais de 1 milhão de estudantes de escolas estaduais de todos os municípios baianos.

Veja mais fotos da Exposição do AVE

O sucesso do AVE, e de outros projetos que envolvem as artes como o Tempos de Arte Literária (TAL) e o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), tem ajudado a trazer de volta para a escola talentos, como o de Luciano do Carmo de Paula, que havia deixado os estudos há mais de 20 anos. Matriculado  em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves, no Barbalho, em Salvador, Luciano afirma estar ansioso para mostrar seus desenhos no projeto AVE.

"A escola onde eu estou é muito boa e eu não vejo a hora de me inscrever no AVE, estou tão alegre. Olhando esses quadros, eu me identifico com a maioria. Eu vejo os sentimentos de cada desenhista desse e eu quero fazer parte dessa família, agora eu posso", emociona-se Luciano de Paula.

Jussaro Fausto dos Anjos, funcionário do arquivo geral da Assembleia, ficou supreso ao saber que as obras saíram de dentro das escolas. "Ah, não foi uma artista profissional que pintou? Foram vários estudantes? Cada obra é de um estudante? Então é maravilhoso, é excelente", disse Jussaro.

Para a coordenadora do Espaço Cultural Josaphat Marinho, Marítza do Socorro Bonfim, a reação dos visitantes às obras do AVE deixa a Assembleia honrada por sediar a exposição pela quarta vez. "É grandioso abrir a Casa do Povo para mostrar os trabalhos dos estudantes artistas espalhados pelo interior da Bahia", declara a coordenadora.


 
 

Notícias Relacionadas