Ex-estudante da rede estadual cria jingle para o projeto Escolas Culturais

Fotos: Cláudia Oliveira - Ascom/Educação

O jingle das Escolas Culturais, projeto lançado nesta quinta-feira (27) pelo governo do Estado, em Itabuna, foi uma inspiração do MC Pierre a partir das próprias vivências do cotidiano. O MC que é registrado como Ailton Santos Menezes, 30 anos, é ex-aluno de escola pública, que em determinado momento da vida desistiu da escola e, depois de registrar no papel seus sentimentos e percepções de mundo, resolveu voltar para participar do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), promovido pela Secretaria da Educação do Estado. A arte musical transformou a vida do “Músico Compositor” (MC), que acabou tornando-se um agende de cultura concursado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

“Eu conclui o Ensino Médio em 2011 no Colégio Polivalente de Ubaitaba que agora é Colégio Estadual Otacilio Manoel Gomes, fiz o concurso na prefeitura da Belo Horizonte e fui trabalhar lá. Antes disso, muita coisa acontece na minha vida. Meu pai morreu, passei seis meses fora da escola. Então resolvi compor, tentando expressa todo tipo de dor ali, do que eu estava vivendo, observando o cotidiano. Foi quando surgiu o MC, de 'Músico Compositor'. E eu resolvi voltar para a escola motivado pela diretora da época, a professora Solange, e isso fez com que eu me interessasse pela escola”, afirmou.

Segundo MC Pierre, o envolvimento no Face foi determinante para as escolhas que ele acabou fazendo no seu caminhar. “O Face me fez perceber que a arte poderia transformar a minha vida. Foi quando fui para BH e agora resolvi voltar. Estou de licença da prefeitura, mas vou ficar de vez. Estou trabalhando no projeto Mais Educação, em Ubaitaba, com crianças e adolescentes de duas escolas públicas”, afirma, ao acrescentar que este caminho de volta o inspira a contribuir para mudar a vida dos esrudantes por meio da música, assim como aconteceu com ele um dia. “A escola despertou em mim, me deu subsídio para que eu tivesse uma nova visão de mundo e quero usar a arte para fazer o bem”, afirma.

Sobre o projeto Escolas Culturais, MC Pierre fala que aliar Educação e Cultura é um processo que fortalece a escola pública e cria novas perspectivas para a juventude, um projeto, que segundo ele, trouxe esta inspiração para o jingle e que deve influenciar positivamente os estudantes. “Eu tenho um filho de 9 anos, o Luan Pierre, e sei que a Educação e a Arte para ele são fundamentais. Na escola, ele vai ter bons exemplos, como eu procuro ser um exemplo para ele, porque para a criança pouco importa o que você fala, o que importa é o que você faz, e a escola com Educação, Arte e Cultura, ela é transformadora”.