Etapas regionais do FACE chegam ao final na sexta-feira

Mais de dois mil estudantes de escolas estaduais de Salvador participam da final regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), na capital baiana, na sexta-feira (26/10), às 14h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água. Na ocasião, os alunos de 39 escolas da Diretoria Regional de Educação de Salvador – Direc 1A vão apresentar canções autorais que foram elaboradas com apoio de professores e colegas de classe.

O Face, projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, revela o caráter educativo da música nas escolas da rede estadual. O evento que acontece nesta sexta-feira marca o encerramento das etapas regionais no Estado. Na quinta-feira (25/10), também aconteceram as etapas regionais em Serrinha, Santo Antonio de Jesus e Itabuna. A grande final do Face, com as 15 canções que mais se descaram no Estado, acontece no dia 30 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

“Os projetos são muito importantes para os estudantes porque elevam a autoestima destes jovens e desenvolvem o protagonismo juvenil. Não trabalhamos a música pela música, mas uma música com conteúdo, que contribui para a formação deles”, disse Valdenice Cerqueira, vice-diretora do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto.

O Face, além de reviver os antigos festivais que movimentaram o Brasil décadas atrás, revela a relevância dos contextos escolares no desenvolvimento artístico dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia. O projeto, que tem como princípio valorizar as raízes da cultura brasileira, assegura o direito à arte e à aprendizagem dos saberes artísticos, entendendo a cultura como uma matriz do conhecimento.

Novos espaços – A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, ressalta a importância da realização das etapas regionais. “Os projetos extrapolam as fronteiras das escolas, invadindo praças e centros culturais. Antes, os estudantes não se aproximavam destes espaços. Hoje, são os sujeitos que estão criando e produzindo conhecimento artístico e cultural nos seus municípios”, disse.

Além do Face, também estão sendo finalizadas, neste mês, as etapas regionais do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). Além de estimular o hábito da leitura, o TAL incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais, bem como contribuir para a formação da intelectualidade, abrindo caminhos literários para a participação social. A etapa final do TAL acontece no dia 28 de novembro, no Centro Histórico.