Estudo da Filosofia ajuda estudantes da Chapada Diamantina a superar isolamento social

No intuito de proporcionar aos estudantes o acesso a um conteúdo de estudos filosóficos durante o período de distanciamento social por conta da pandemia do Coronavírus, professores de Filosofia de colégios da rede estadual de ensino das cidades de Barra da Estiva, Boninal, Iraquara, Itaeté, Morro do Chapéu e Seabra, na Chapada Diamantina, se uniram na ideia de criar o Apoena (palavra indígena que significa "aquele que enxerga longe"). Trata-se de um folheto digital e didático que reúne textos dos próprios educadores e de outros autores, fotos, vídeos e indicação de livros voltados à Filosofia. O material é publicado no último dia de cada mês, no site do projeto: www.apoenafolheto.com.br.

O professor do Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte, localizado em Barra da Estiva, e editor do folheto digital, Kleber Chaves, fala sobre o objetivo da iniciativa. “Nossa proposta é criar rotinas de estudos para os estudantes do Ensino Médio por meio da Filosofia, a partir de uma linguagem mais direta, para que os nossos leitores possam enxergar a pandemia de uma maneira mais ampla, sempre fazendo uma conexão entre este acontecimento atual e os temas escolhidos para cada número. A ideia é que o Apoena sirva de subsídio para a manutenção dos estudos de Filosofia, bem como aos colegas professores da área que se veem sem um material de trabalho para esse contexto”.

Nesses três meses de publicação do Apoena – que conta com a colaboração de estudantes bolsistas do Programa Mais Futuro, do Governo do Estado dos cursos de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) –, os estudantes revelam que tem sido um canal importante de aprendizado e compreensão de mundo e de superação do isolamento social. O folheto é todo construído com hiperlinks, o que facilita a interlocução de diferentes mídias em torno da proposta didático-filosófica do projeto, como destaca o professor Kleber Chaves.

A estudante Emily Cristiany Santos Ribeiro, 16, 2º ano do Colégio Estadual Nercy Antônio  Duarte, em Barra da Estiva, afirma que este projeto a influenciou a ter mais responsabilidade, consciência e paciência. “A partir do momento em que percebi que era muito grave tudo isso que estava acontecendo foi muito difícil, estressante, entediante. Mas as leituras me fizeram pensar em como guiar tudo isso, como agir, como pensar. E, por meio do folheto digital, consegui pensar diferente, meu aprendizado melhorou bastante. Acredito que esta iniciativa foi muito importante não só para mim, como para todos que estão passando por esta situação complicada de se entender, principalmente nós, os jovens, que tivemos os estudos interrompidos e passamos a ter aulas virtuais, sem socialização direta com os professores e colegas para expressar as ideias sobre os assuntos”.

O colega Vinícius Souza, 2° ano, 16 anos, também fala como o folheto digital o tem motivado a estudar. “A intenção dos professores é, sem dúvidas, louvável. Este projeto, além de nos instigar nos estudos, serve também para que usemos os acontecimentos recentes como objetos de estudo e de reflexão no âmbito filosófico. Que bom que os professores se preocuparam em continuar nos instigando a questionar para a nossa formação enquanto seres filosóficos, que somos. O folheto traz um material bem variado e interessante, além de dar recomendações de estudos e incluir a participação de estudantes de diferentes escolas da Chapada Diamantina", afirmou.

A estudante Milena Ribeiro, 2° ano, 16 anos, completa: “Gostei bastante da ideia, tem me ajudado muito porque passei a conhecer mais a história dos filósofos. Começo a entender melhor a Filosofia e está sendo muito interessante e proveitoso”.