Estudantes vencedores do projeto Aluno Nota 10 do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas visitam Salvador

Comprometimento, desempenho, frequência e disciplina foram alguns dos critérios que levaram 20 estudantes do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe (a 270 km de Salvador), à seleção no projeto “Aluno Nota 10”, realizado pela unidade escolar desde 2016. Como reconhecimento pelo compromisso com a escola, eles foram convidados pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, para uma visita cultural a Salvador, nesta terça-feira (19), incluindo café da manhã no gabinete do secretário, apresentação de sua experiência escolar na Assembleia Legislativa e ida à sede do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC), à sala de cinema e a museu, além de uma visita à orla da capital baiana, um passeio inédito para a maioria, que nunca tinha visto o mar.

Durante o bate-papo com os estudantes, acompanhados de professores, gestores e pais de alunos, o secretário Walter Pinheiro falou do significado da presença dos estudantes e a importância do projeto “Alunos Nota 10”. “A vinda destes estudantes aqui, hoje, é algo muito importante porque é uma demonstração clara da melhoria da qualidade do ensino em todo Estado da Bahia e, em particular, em São José do Jacuípe, uma pequena cidade cravada no sertão da Bahia. Os alunos demonstram como é possível fazer diferente na escola, que passa a ser um ambiente agradável, estimulador e um caminho de esperança dos filhos e de todo o povo de São José”. Na oportunidade, o secretário anunciou a implementação de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na unidade em 2018 e um ponto de internet na unidade, que estará entre as 320 escolas que receberão o sinal via satélite. “Outro passo importante será a oferta, em 2019, de cursos na área das artes e de pelo menos um curso superior em Educação à Distância em todas as cidades do interior”.

Já na Assembleia Legislativa do Estado, durante o evento de celebração dos 175 anos do Conselho Estadual de Educação, Jonedson Rios, 16, que concluiu o 3º ano, e Adrieli Oliveira, 21, que concluiu o 1º ano, falaram sobre o Simpósio de Leitura, projeto desenvolvido no colégio. “O livro chegou na minha vida durante um processo de depressão. Consegui superar graças à leitura, que funcionou como um remédio de alívio. Em 2017, por exemplo, li 96 livros e isto me engrandeceu imensamente como ser humano e estudante. Então, sempre que posso, estimulo as pessoas ao hábito da leitura”, relatou Adrieli, que também participou do Papo Correria, programa exibido semanalmente nas redes sociais do governador Rui Costa. Jonedson Rios também descreveu a sua experiência: “O Simpósio de Leitura foi um divisor de água na minha vida. Venci a timidez a partir dele e, hoje, consigo falar fluidamente. Na Assembleia, optei por falar sobre o livro ‘O Extraordinário’ porque, durante a leitura, me identifiquei com o personagem que venceu os medos dele e eu também venci os meus”.

A diretora Núbia Oliveira, considerada pelos estudantes uma das maiores incentivadoras dos projetos pedagógicos da escola, falou da emoção dos estudantes e das famílias. “O sentimento deles é, primeiramente, de muita euforia e de muito prazer. Para os pais, de muita emoção. Tivemos pais que choraram quando souberam que viriam a Salvador. Outros foram pessoalmente à escola nos dar um abraço caloroso em agradecimento por proporcionar isto para os filhos. Tudo isto está sendo muito valoroso para todos”.

Pais, alunos e professores – Dona Maurília Silva, acompanhando a filha Iohana Silva, 16, concluinte do 2º ano, atestou: “É uma satisfação muito grande e um orgulho ainda maior. Saber que minha filha está entre os ‘Alunos Nota 10’ da escola por mérito seu deixa qualquer mãe muito feliz e orgulhosa”. A professora de História, Clélia Valois, completou: “O projeto busca valorizar os estudantes e isto os incentiva a quererem ser cada vez melhor para que, brevemente, possam ser absorvidos no mercado do trabalho pela sua competência”.

A estudante Mírian de Almeida, 17, concluinte do 3º ano, concorda com a professora Clélia. “Este reconhecimento nos valoriza e, consequentemente, nos incentiva a continuar os nossos estudos com mais prazer. O mérito de estarmos entre os ‘Alunos Nota 10’ nos proporcionou uma vinda a Salvador e isto é muito empolgante, principalmente para quem nunca veio ou, como eu, que vim quando era muito pequena e não lembrava mais de nada. Estou muito feliz”. A colega Fernanda Machado, 15, concluinte do 1º ano, também se sentia lisonjeada com a oportunidade de conhecer a capital baiana: “A cidade é muito bonita, tem uma brisa diferente comparando com o calor do sertão em que vivemos. O mar é de uma beleza espetacular e bem diferente daquela que imaginava quando assistia aos desenhos animados, que tem a coisa fantasiosa da sereia”, relatou.