Estudantes serão premiados em olimpíada de meio ambiente

Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Produções desenvolvidas por estudantes de três unidades escolares da rede estadual de ensino serão premiados na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), que acontece de 27 a 30 de novembro, no na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro – RJ. São dois projetos da modalidade Produção Audiovisual e um de Produção de Texto, que foram selecionados na fase regional entre mais de 65 mil estudantes de todo o país. Dos 36 contemplados, seis serão reconhecidos como destaques nacionais durante o evento. 
 
A iniciativa é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e reconhece trabalhos voltados para a promoção da educação, saúde e meio ambiente, desenvolvidos por estudantes e professores de escolas públicas e privadas de várias regiões do Brasil.
 
Do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva, localizado em Juazeiro, foi selecionado o vídeo “Velho Chico: encantos e desencantos”, na categoria Ensino Médio. O curta foi produzido por três estudantes a partir de um projeto desenvolvido para a Feira de Ciências da Bahia (Feciba). “Estamos muito felizes com esse reconhecimento e prêmio, porque foi um trabalho feito em união e com muito carinho. Nosso vídeo tem a estrutura de uma reportagem, no qual abordamos pontos positivos e negativos da relação da comunidade com o Rio São Francisco, aqui na região entre Juazeiro e Petrolina”, destaca a estudante, que também participa do projeto de arte e cultura Produção de Vídeos Estudantis (Prove). 
 
Os estudantes do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, localizado em São Miguel das Matas, serão premiados com o vídeo “Mosquito Aedes aegypti”, na categoria Ensino Fundamental. A professora Natália Oliveira, que orientou o trabalho, afirma que esta é uma conquista muito importante para os estudantes envolvidos, comunidade escolar e toda a região. 
 
“É um projeto coletivo e interdisciplinar criado em sala de aula, executado através de pesquisas de campo e dedicação dos estudantes que fizerem todo o trabalho de direção, roteiro, filmagem, edição e atuação no vídeo. O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas sobre os riscos das doenças causadas pelo Aedes aegypti”, destaca a educadora, que viajará para o Rio de Janeiro com um dos integrantes do projeto.
 
Já o texto “Todos conta a Leishmaniose Tegumentar Americana”, produzido pelos estudantes do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, do município de Valença, também será premiado através modalidade produção de texto, da categoria Ensino Médio. 
 
 
 

Notícias Relacionadas