Estudantes são convidados para abertura da Concha Acústica

Palavras-chave:
Foto: Carla Ornelas/ Secom Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convidados especiais da reinauguração da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), 370 estudantes da rede estadual de ensino vão assistir ao show de Maria Bethânia (13), no festival que acontece, entre os dias 13 e 15. Os convidados são os finalistas de 2015 dos projetos artísticos e culturais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado nas escolas, vindos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo é democratizar os espaços culturais, possibilitando o acesso aos estudantes envolvidos nos projetos que dialogam diretamente com a obra de Maria Bethânia.

 
“Os projetos artísticos e culturais revelam as experiências criativas estudantis e refletem as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, a partir do programa Educar para Transformar. Esta ação é uma forma de provocar ainda mais o interesse dos estudantes pela arte, contribuindo para uma escola mais dinâmica e estimulando o protagonismo juvenil”, destaca o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
 
Para Roberto Clarisseau Neto, 20 anos, finalista do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), em 2015, o convite proporciona mais conhecimento. “Sou um admirador da obra de Maria Bethânia, participar desse show vai ser uma inspiração para mim neste momento que estou produzindo. O convite para a reabertura da Concha Acústica mostra que o Face não se restringe só a apresentação no Encontro Estudantil, mas proporciona mais conhecimento artístico”, considera o estudante do Colégio Polivalente de Caravelas (721 km de Salvador).
 
Em busca de inspirações para produzir um novo roteiro para seu curta-metragem, o estudante Ricardo Costa, 18, aposta na experiência do show de Maria Bethânia para criar. “Vou motivado pela vontade de conhecer um pouco mais sobre a obra de Maria Bethânia e vivenciar novas experiências. Eu e meu colega estamos em busca de inspiração para um roteiro e acho que vai ser uma ótima oportunidade para isso”, declara o estudante do 2º ano do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, da cidade de Canavieiras (604 km de Salvador), finalista da 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), com o curta ‘O Preço da Verdade’.
 
A maioria dos estudantes convidados vem interior do Estado. São 226 alunos. A Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar transporte e hospedagem para esses estudantes, além de camisetas. “Priorizamos estes estudantes pela dificuldade de acesso a determinados eventos culturais. Uma das conquistas dos projetos artísticos e culturais é a democratização dos espaços e de possibilitar a estes estudantes estarem presentes em lugares nunca antes imaginados, como em um show de Maria Bethânia”, destaca Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado. 

Notícias Relacionadas