Estudantes revisam produção textual no aulão ENEM 100% da Secretaria da Educação

Palavras-chave:
Os estudantes que acompanharam o aulão virtual do projeto ENEM 100% desta sexta-feira (11) aprenderam um pouco mais sobre produção textual, com o professor Tárcio Carvalho. Transmitida ao vivo na página do Youtube Educação Bahia, a ação pedagógica promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) busca auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
 
Jucicleide Jesus de Souza, 18, 3º ano do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Parada Franch, em Salvador, foi uma das que saíram da live acreditando no seu potencial para fazer uma boa redação no ENEM. “Esta aula de produção textual me ajudou muito. Consegui tirar minhas dúvidas e gostei das orientações do professor para a produção de uma boa redação”, contou. A estudante disse, ainda, que as aulas virtuais do ENEM 100% estão sendo oportunas, especialmente neste momento de pandemia. “O projeto é muito bom. Os assuntos que estão sendo abordados são interessantes e o melhor é que as aulas ficam gravadas e a gente pode acessá-las para revisar. Espero que todos possam aproveitar cada minuto e absorver os assuntos, pois isso vai ajudar muito no desempenho na prova”.
 
O professor Tárcio Carvalho falou sobre a dissertação argumentativa, que é o estilo de redação exigido pelo ENEM, mostrando os principais problemas que os estudantes apontam na composição do texto. “Um dos maiores problemas dos redatores é como iniciar a redação, como destravar. Este primeiro passo é muito importante, inclusive para o fluxo de ideias e argumentos dos alunos em relação ao tema. Trabalho com a técnica do hipérbato com a sinonímia crítica, que aponta um modo de começar de forma muito prática, didática e objetiva, já que é uma técnica que abarca a fidelidade temática, um ponto primordial na verificação do texto do aluno”, pontuou, destacando que a prova de redação tem o peso máximo, que é 5, e nos processos seletivos a sua nota é critério de desempate.
 
Nas suas dicas para uma boa produção textual está o planejamento. “A palavra é planejar o texto do início ao fim, antes de escrevê-lo. Um dos grandes problemas identificados na correção das provas do ENEM é o tangenciamento temático, que é a debilidade redacional que faz com que o estudante escreva um bocado de coisa solta, fugindo do tema e da argumentação. O texto fica parecendo uma colcha de retalhos remendados de qualquer jeito e a redação perde em contextualidade. Consequentemente, a nota é comprometida em objetividade, clareza, persuasão e progressão argumentativa”, destaca. Tárcio Carvalho comentou, ainda, sobre o ENEM 100%: “é um projeto extraordinariamente democrático, porque diante da conjuntura educacional do nosso país, o projeto trata de diminuir essa disparidade em relação às oportunidades entre os estudantes do ensino privado e público”.
 
Programação dos aulões – Os aulões virtuais do projeto ENEM 100% acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.
 
Ainda no Portal da Educação, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).
 
Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas