Estudantes revisam conteúdos de Biologia no aulão do Projeto ENEM 100%

Palavras-chave:
Mais um aulão virtual do projeto ENEM 100% foi promovido nesta sexta-feira (18), pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Desta vez, a atividade on-line foi voltada aos conteúdos de Biologia, com o professor da rede estadual, Ricardo Magalhães, com transmissão na página do Youtube "Educação Bahia". A iniciativa visa auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
 
O professor Ricardo Magalhães focou nas questões de Ecologia, Genética, Fisiologia e Citologia, que são conteúdos de Biologia que mais caíram nas provas do ENEM entre 2009 e 2019. Outros assuntos, como Evolução, Parasitologia, Programa de Saúde e Histologia, vêm na sequência de importância. “Dentro de cada assunto, há os tópicos mais recorrentes. Em Ecologia, por exemplo, a gente constata que Poluição, Relações ecológicas e Ciclos biogeoquímicos são os mais requisitados. Já em Genética se destaca, por exemplo, o conteúdo de Engenharia Genética”, exemplifica.
 
Para quem vai fazer o ENEM, o professor Ricardo Magalhães deu algumas dicas. “A primeira coisa é procurar ter concentração e tranquilidade, porque trata-se de um ENEM em que as condições são diferentes, devido ao isolamento da pandemia. Costumo falar para meus alunos que sobrevivem os mais aptos, reproduzindo a frase de Charles Darwin, o pai da Evolução. Sabemos das dificuldades que estamos enfrentando, mas quem puder se adaptar ao momento o mais rápido possível, a partir das informações da internet ou da TV, vai ter um, dois passos na frente”. A construção do conhecimento, completa, se dá no decorrer do tempo e as aulas on-line do ENEM 100% têm sido uma alternativa. “Fiquei muito feliz de ser convidado para participar deste projeto. Eu vim de escola pública, onde estudo desde o 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio, e a partir do momento que escolhi ser educador, fui fazer a minha parte social, que é contribuir com projetos como este para que os nossos estudantes da rede pública realizem seus sonhos de ingressar na universidade”.
 
É o caso de Janayna dos Santos Souza, 18, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no município de Nazaré, que vem participando ativamente dos Aulões do ENEM 100% com o objetivo de revisar e aprender os conteúdos para abrir aumentar as suas chances de realizar o sonho da universidade. “Conheci o projeto ENEM 100% por meio da diretora da minha escola, Aline Peixoto, que nos enviou o link das lives de terças e sextas e achei muito interessante. Estou amando as aulas porque estão me ajudando a organizar os conteúdos que devo estudar mais. Confesso que estava meio confusa, sem um planejamento de estudo e os aulões têm me dado este direcionamento. O professor da live de hoje explicou muito bem, me ajudou bastante”, contou.
 
Componentes curriculares – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.
 
Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).
 
Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas