Estudantes relatam suas experiências de participação na FLICA 2019

Palavras-chave:
Estes últimos três dias foram de muito aprendizado, protagonismo e troca de conhecimento para os estudantes da rede estadual de diversas regiões do Estado, que participaram da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2019, que será encerrada neste domingo (27). Eles conferiram uma extensa programação voltada para o fomento à leitura, onde puderam viajar por diversas áreas como Literatura, Música, Dança, Teatro, Cinema, Poesia, Ciência, entre outras. Além disso, também participaram, enquanto protagonistas, de atividades como o Sarau Literomusical, oficinas, palestras, exposições artísticas, rodas de conversa, apresentações de dança.
 
Fotos: Charles Carmo Ascom/SEC
Para Maria Letícia Passos, 13, 8º ano, do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado em Salvador, a FLICA a fez realizar o sonho de conhecer seus escritores preferidos. “Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar da FLICA e ter tirado foto e conversado com os escritores que mais gosto que são Thalita Rebouças e Saulo Dourado. Isso vai marcar a minha vida para sempre, pois foi muito especial conhecê-los pessoalmente”, disse, emocionada, a estudante que frequentou as atividades da FLICA com os seus colegas de escola e que desenvolveram o projeto de Língua Portuguesa “A arte de descrever a vida através dos versos”, juntamente com a professora Édyla de Souza.
 
O estudante Erik Soares, 16, 3º ano, do Colégio Estadual da Cachoeira, localizado em Cachoeira, é um dos monitores do projeto Mais Estudo, do Governo do Estado. Ele e outros monitores deram aulas de reforço de Matemática e de Língua Portuguesa em uma sala de aula montada na FLICA. “Foi muito bom poder levar essa iniciativa para o evento como uma forma de auxiliar o aprendizado dos estudantes participantes e que puderam tirar dúvidas e aprender um pouco mais fora de suas escolas”, comentou.
 
Quem aproveitou bastante as atividades da FLICA foi Edvan Nascimento, 15, 6º ano, do Colégio Estadual Renan Baleeiro, localizado em Salvador. “Gostei muito das apresentações do grupo Black Dance e, por isso, participei da oficina de dança para aprender alguns passos novos e foi muito legal, pois adoro dançar”, afirmou o estudante.
 
Já a estudante Edna Ferreira, que estuda no Eixo VII da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual da Cachoeira, disse que se emocionou com a palestra sobre Educação e Acessibilidade. “Após a palestra tive a experiência de me colocar no lugar de uma pessoa com deficiência e pintei um quadro utilizando um pincel na boca e isso me marcou bastante. Foi bem difícil conseguir pintar, mas pude entender melhor como estas pessoas vivem”, revelou.
 
A programação deste domingo (27), último dia da FLICA, contará com as seguintes atividades: Rolezinho cultural no entorno das ruas de Cachoeira, Maratona tecnológica Hackathon, Oficina de histórias em quadrinho, oficina de dança e Ação acessibilidade, que serão realizadas das 9h às 12h.

Notícias Relacionadas