Estudantes realizam gincana solidária e exercitam a cidadania

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
O dia foi de festa para a comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, no bairro do Cabula VI, em Salvador. Com muita festa, música e dança, a unidade escolar realizou a gincana cultural e interdisciplinar envolvendo pais e a população do entorno. A atividade, iniciada na terça-feira (08) e encerrada nesta quinta-feira (10), tem um saldo positivo de integração família-escola, criatividade e, principalmente, solidariedade. É que, por trás das tarefas cumpridas  pelos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de toda a escola, os integrantes das quatro equipes envolvidas – Amarela, Verde, Laranja e Lilás – arrecadaram entre os moradores e comerciantes cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis.
 
Os produtos arrecadados serão doados ao Projeto Oxente Gente, sediado no bairro da Graça; à Organização de Auxílio Fraterno (OAF), com sede no bairro da Liberdade, e à Creche Escola Comunitária Frutos de Mães, em Massaranduba. A professora de Geografia, Leila Costa, coordenadora da gincana, conta que a atividade realizada há 17 anos pelo colégio sempre teve um caráter educativo e social. “No ano passado, além das tarefas executadas, envolvendo conteúdos interdisciplinares, arrecadamos produtos de higiene pessoal. Este ano, optamos pela arrecadação de alimentos, mobilizando a comunidade do entorno, em uma integração entre escola e moradores que acontece todos os anos”, afirma.
 
O líder da equipe Verde, Luicio Carvalho, 19 anos, concluinte do 3º ano, se despede do colégio e da gincana, da qual participou em oito edições, e diz o quanto o evento o ajudou no seu crescimento como estudante e cidadão. “Já estou com saudades de tudo que vivi aqui. A gente aprende muito com a gincana, não só no que se refere ao conhecimento formal, mas especialmente sobre questões como respeito pelo outro, determinação, criatividade e solidariedade cidadã. O interessante, também, é que o espírito da nossa gincana não é de rivalidade. Existe uma disputa saudável, na qual nos ajudamos e superamos juntos os obstáculos”, conta o aluno, emocionado.
 
 
A estudante Mariana Souza, 17, 2º ano, líder da equipe Laranja, também se mostra sensibilizada com a proposta da gincana do Elizabeth Chaves Veloso, da qual participa desde a 5ª série. “Gosto muito de participar desta atividade e foi com a gincana que aprendi a ser líder, a ter responsabilidade. Tem o lado social muito tocante, que é a arrecadação de alimentos para doar a instituições carentes da nossa solidariedade e que chama a atenção de todo o bairro, que faz questão de colaborar”, ressalta.
 
A gincana tem a participação, também, dos pais de alunos, que vão para a escola e entram na torcida dos filhos. É o caso de dona Lucielia Duarte, mãe de Leonardo Duarte, 16 anos, 8ª série. “Acho muito importante estar presente na vida escolar de Leo porque isto faz com que ele se torne cada vez mais comprometido com os estudos. Ele se sente valorizado pela família e isto é essencial para o seu desenvolvimento”, avalia.

Notícias Relacionadas