Estudantes realizam apresentação de corais no Odorico Tavares

Palavras-chave:
Sete turmas do 1º ano do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, celebraram, na tarde desta quinta-feira (13), a culminância das atividades musicais desenvolvidas no semestre, com apresentações de corais para toda a comunidade escolar. O projeto, que integra 250 estudantes, é desenvolvido com o objetivo de facilitar o aprendizado da Língua Inglesa e inserir os estudantes no aprendizado de ritmo e harmonia, além de promover a socialização entre os alunos. A atividade foi marcada pela participação do grupo Neojibá, que desenvolve um trabalho com alunos da unidade escolar.
 
Fotos: Divulgação
O professor de Inglês, Jocely Mota, explicou que a oferta da Educação Integral pela unidade possibilita realizar projetos que promovam um aprendizado mais lúdico. “Todos gostam de alguma forma de música. Então, os corais acabam atraindo o estudante para permanecer na escola e, ao mesmo tempo, ele aprende o Inglês, trabalhando a pronúncia e tradução. Os próprios participantes sugerem as músicas e isso cria um sentimento de pertencimento deles”, destacou.
 
Para a estudante Daniele Fernandes, 16 anos, a atividade tem facilitado sua aprendizagem. “Sempre gostei de cantar e com a possibilidade de integrar o coral, neste ano, pude aumentar meu interesse pela música. Esta apresentação é uma forma de mostrar nosso empenho em realizar um grande trabalho. Espero continuar e aprender cada vez mais o Inglês, que é algo para nossa vida pessoal e profissional”, afirma.
 
Entre as músicas apresentadas estiveram “Someone Like You” e “Diamonds”, interpretadas pelas cantoras Adele e Rihanna, respectivamente. Esta última canção foi sugerida pela turma da estudante Emilly Oliveira, 14. “O bom destes projetos é que podemos tirar dúvidas sobre músicas que acompanhamos. São canções que temos uma aproximação e acabamos atraídos em fazer parte do projeto. Espero que todos tenham gostado do trabalho”, disse.
 
Neojibá
Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá) realizam um trabalho de iniciação musical, com a participação de 40 estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares.    
 
Encante
A participação de estudantes em corais é parte das ações de fomento de arte e cultura promovidas pela Secretaria da Educação do Estado por meio do projeto Encante. O objetivo é desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome. O projeto estimula a produção de saberes artísticos e musicais, a musicalidade brasileira, em especial, e, assim, valoriza as raízes populares da cultura brasileira.

Notícias Relacionadas