Estudantes realizam ações de promoção à saúde no bairro de Plataforma

Palavras-chave:
Os estudantes do Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, participaram, nesta sexta-feira (24), da culminância do projeto Saúde e Qualidade de Vida, iniciado na última terça-feira (21). Toda a comunidade escolar se envolveu em atividades de arte e cultura, além da prestação de serviços, por meio de uma Feira de Saúde.
 
Fotos: Divulgação
Durante a Feira de Saúde, a comunidade teve acesso a serviços gratuitos disponibilizados por instituições parcerias, como teste de glicemia, acuidade visual, aferição de pressão e palestras sobre questões como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A programação envolveu, ainda, grafitagem, pinturas de tela, apresentações musicais, de teatro e de dança, aulas de zumba e de yoga, declamações de poemas  e a II Feira Literária. Além disso, foi montado um posto na área externa do colégio, para encaminhamento de vagas de emprego e aquisição do documento de carteira de trabalho.
 
O estudante Moisés Nascimento de Sousa, 18, do 2º ano, se envolveu no projeto sobre tráfico de pessoas, de órgãos e de sangue. “Fizemos pesquisas sobre o assunto e repassamos o conhecimento através de trechos de documentários sobre o assunto e uma encenação para levar todos à uma reflexão”, afirma.
 
Talita Pereira, 16, também do 2° ano, abordou, juntamente com o seu grupo, sobre as DST, que agora são chamadas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Fizemos uma dramatização para alertar as pessoas sobre os riscos e, também, destacamos as formas de prevenção e sintomas das doenças”, explica a estudante.
 
Segundo o vice-diretor do colégio, João Luís Carneiro, o projeto levou ações práticas de temas em sala de aula. “Além de trocarem conhecimentos, os alunos também executaram ações importantes que os tornam cidadãos críticos e capazes de serem interventores na sociedade”, destaca o educador. 

Notícias Relacionadas